Pickup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o instrumento, veja Pickup (música).
Carrinha de caixa aberta em utilização numa exploração agrícola.

Uma picape (português brasileiro) ou carrinha de caixa aberta (português europeu) (em inglês pick-up), é um veículo com a parte superior traseira aberta que está quase sempre separada da cabine [1] para permitir a flexão do chassi ao transportar ou puxar cargas pesadas.

Vários veículos norte-americanos, Chevrolet El Camino, Ford Ranchero, Dodge Rampage, Honda Ridgeline e Subaru Baja têm caçambas, mas tecnicamente não são caminhões. Caminhões têm tipicamente um chassi tubular de ferro ou canal com uma cabine completamente flutuante e seção de carga separado para permitir a flexão do chassi e evitar deformação da chapa. Uma combinação dos dois estilos, cabine e compartimento do motor monocoque soldada a seção traseira do chassi é oferecido na Austrália. É conhecido como o 'tonner' porque ele está classificado para transportar cerca de 250 kg (551 lb) mais do que todos os estilos monocoque.

Os detalhes do projeto desses veículos variam significativamente, e nacionalidades diferentes parecem se especializar em diferentes estilos e tamanhos de veículos. Por exemplo, as picapes norte-americanas vêm em tamanho original (veículos grandes, pesados, muitas vezes V8 ou motores de seis cilindros), de tamanho médio e compacto (caminhões menores geralmente equipados com motores de 4 cilindros em linha).

História[editar | editar código-fonte]

Uma carrinha estradeira Ford 1928.

A primeira carrinha de caixa aberta a ser fabricada foi baseada no carro Ford Model T, com a traseira modificada. Ele estreou em 1925 e vendido por 281 dólares. Os 34.000 fabricados no primeiro ano apresentava uma caixa de carga traseira regulável.[2]

Em 1928, o Modelo A substituiu o Modelo T, introduzindo a carrinha com cabine fechada. Ele ostentou inovações como um pára-brisa de vidro de segurança, janelas roll-up-side e de transmissão de três velocidades. Era alimentado por um motor L quatro cilindros com 40 cavalos (30 kW).

Em 1932, com 65 cavalos de potência (48 kW) Ford Flathead V8 foi oferecido como uma opção no caminhão.[carece de fontes?]

Em 1934, um veículo foi lançado na Austrália, conhecido como "ute".[3] Foi desenhado por Lewis Bandt da Ford Austrália.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. James E. Duffy, Robert Scharff (2003). Auto body repair technology Cengage Learning [S.l.] p. 27. ISBN 9780766862722. 
  2. «The History of Ford Pickups: The Model T Years 1925–1927». PickupTrucks.com. Consultado em 2009-06-04. 
  3. «The Ute - Australia Innovates». Powerhouse Museum. Consultado em 2009-04-25.