Os Cavaleiros da Távola Redonda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Knights of the Round Table)
Os Cavaleiros da Távola Redonda
Knights of the Round Table
Os Cavaleiros da Távola Redonda
 Reino Unido
1953 •  cor •  115 min 
Gênero aventura histórica
Direção Richard Thorpe
Produção Pandro S. Berman
Roteiro
Baseado em Le Morte d'Arthur de Sir Thomas Malory
Narração Valentine Dyall
Elenco
Música Miklós Rózsa
Cinematografia
Edição Frank Clarke
Companhia(s) produtora(s)
  • Metro Goldwyn-Mayer British Studios
Distribuição Metro-Goldwyn-Mayer
Lançamento
  • 12 de maio de 1954 (1954-05-12) (Londres)
  • 22 de dezembro de 1953 (1953-12-22) (Hollywood)
  • 15 de janeiro de 1954 (1954-01-15) (Estados Unidos)
Idioma inglês
Orçamento US$ 2,6 milhões[1]
Receita US$ 8,1 milhões[1][2]

Os Cavaleiros da Távola Redonda[3][4] (Knights of the Round Table) é um filme britânico de aventura histórica de 1953, dirigido por Richard Thorpe e produzido por Pandro S. Berman para a MGM. Foi a primeira realização em Cinemascope feita pelo estúdio. O roteiro de Talbot Jennings, Jan Lustig e Noel Langley adapta o livro Le Morte d'Arthur de Sir Thomas Malory. Trilha sonora de Miklós Rózsa.

Foi o segundo filme de uma trilogia não oficial do mesmo diretor e produtor com o astro Robert Taylor: o primeiro foi Ivanhoe de 1952, e o terceiro foi The Adventures of Quentin Durward de 1955. Todos os três foram produzidos nos estúdios britânicos da MGM em Elstree, nas proximidades de Londres, com locações parciais.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Segundo a narração introdutória, a aventura se passa nos "antigos dias", após Roma retirar suas legiões da "Inglaterra" (sic), apesar das roupas e armaduras serem todas do século XIII e XIV. Com a terra mergulhada na anarquia, o líder guerreiro Artur Pendragon e sua meia-irmã Morgana LeFay se encontram por iniciativa do Mago Merlim para negociarem o fim das hostilidades. Morgana sustenta ser ela a única legítima herdeira do último rei mas Merlim insiste num teste a ser realizado e que consiste em retirar a espada Excalibur de uma rocha, feito que segundo a lenda só poderá ser realizado pelo futuro rei da Inglaterra. Morgana escolhe como campeão Mordred que fracassa na tentativa de retirar a espada. Mas Artur o faz com facilidade. Mordred acusa Merlim de feitiçaria e pede uma audiência no Conselho dos Reis no Círculo de Pedra. Merlim aconselha Artur a provar seu valor como rei por si só e ele devolve a espada à pedra.

Enquanto isso, o cavaleiro francês Lancelot e seus homens viajam pelo país para se encontrarem com Artur, a quem não conheciam mas respeitavam a reputação. Numa travessia pela floresta, Lancelot encontra a jovem Elaine que se enamora por ele. Ao levá-la para a casa, Lancelot surpreende cinco cavaleiros de Mordred que preparavam uma emboscada para Artur. Lancelot enfrenta os homens e logo a seguir chega Artur para ajudá-lo. A luta é rapidamente decidida em favor dos dois cavaleiros, mas Lancelot não gosta da "intromissão" de Artur e os dois iniciam um combate. Sem que haja um vencedor os dois param de lutar e Artur se apresenta, o que faz com que imediatamente Lancelot se coloque à seu serviço.

Artur e Lancelot iniciam a guerra contra Mordred mas o francês fica contrariado quando ao término do conflito e com Artur sendo sagrado rei, Mordred é perdoado. Lancelot é um dos cavaleiros da "Távola redonda" de Artur mas deixa a corte de Camelot e na viagem de volta salva uma mulher que estava detida pelo Cavaleiro Verde. Ele se apaixona por ela sem saber que era Guinevere, a futura rainha e esposa de Artur. Quando Lancelot se arrepende e volta para assistir ao casamento do amigo rei, ele percebe que a nova rainha é a mulher que ama. A paixão entre os dois logo é explorada pelos inimigos e Merlim arranja para que Lancelot se case com Elaine e deixe a Corte. Mas Mordred e Morgana não desistirão e logo aproveitarão outras oportunidades para jogarem Lancelot contra Artur e destruirem a Távola Redonda.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

George Sanders era originariamente o escolhido para interpretar Mordred mas adoeceu e foi substituído por Stanley Baker, que havia causado boa impressão em The Cruel Sea (1953).[5]

Indicações a prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b The E.J. Mannix Ledger (em inglês). [S.l.: s.n.] 1962 
  2. Variety (1955). Variety (January 05, 1955). Media History Digital Library. [S.l.]: New York, NY: Variety Publishing Company 
  3. CineCartaz (POR)
  4. Filmografia de Ava Gardner em 70 Anos de Cinema (BRA)
  5. «Tamiroff set for UK film.». The Mail (Adelaide, SA : 1912 - 1954). Adelaide, SA: National Library of Australia. 1 de agosto de 1953. p. 4 Supplement: SUNDAY MAGAZINE. Consultado em 19 de maio de 2012 
  6. «The 26th Academy Awards (1954) Nominees and Winners». oscars.org. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  7. «NY Times: Knights of the Round Table». NY Times. Consultado em 21 de dezembro de 2008 
  8. «Festival de Cannes: Knights of the Round Table». festival-cannes.com. Consultado em 25 de janeiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]