Ksar Lamaarka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ksar Lamaarka
قصر المعاركةIghreme N' Lamaarka
Ksar Lamaarka
A Bab Jdid, a porta monumental do Ksar Lamaarka
Tipo ksar (alcácer)
Construção 1721
Geografia
País Marrocos
Região Drá-Tafilete
Província Errachidia
Comuna Er-Rteb
Coordenadas 31° 38' 24" N 4° 12' 53" O
Ksar Lamaarka está localizado em: Marrocos
Ksar Lamaarka
Localização do Ksar Lamaarka em Marrocos

O Ksar Lamaarka (em árabe: قصر المعاركة; em berbere: Ighreme N' Lamaarka) é um dos ksour (plural de ksar, "alcácer", fortaleza ou aldeia fortificada) construídos pelos primeiros sultões alauitas na região de onde eram originários, o Tafilete, no sudeste de Marrocos, no que é atualmente a comuna rural de Er-Rteb, na província de Errachidia da região administrativa de Drá-Tafilete. Foi construída em 1721 pelo sultão alauita Ismail ibne Xarife (r. 1672–1727) para alojar o seu filho Mulei Axarife.

O ksar está situado no palmeiral de Aoufous, no vale do Ziz, 50 km a sul da cidade de Errachidia, na margem direita (ocidental) do uádi Ziz, e constitui um dos elementos mais marcantes da paisagem da região, apesar de se encontrar muito arruinado devido aos efeitos da natureza e à falta da manutenção

O conjunto aruitetónico é composto por uma grande porta chamada Bab Jdid, com o mesmo estilo da Bab Mansur el Aleuj de Mequinez, um palácio chamado Dar Elkabira ("a grande casa") que está rodeado de um conjunto de casas unidas entre si, e de uma mesquita, formando um espaço compacto cercado por uma muralha com torres de vigia.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Ksar Lamaarka», especificamente desta versão.
  • Le Guide Vert - Maroc (em francês). Paris: Michelin. 2003. p. 453-454. 460 páginas. ISBN 978-2-06-100708-2 
  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês) 7.ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. p. 560. 824 páginas. ISBN 9-781843-533139 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre o Ksar Lamaarka
Ícone de esboço Este artigo sobre Marrocos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.