Lago Titicaca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 26344203 de 189.93.207.63 (discussão | contribs) VANDALISMO sendo revertido
Linha 28: Linha 28:
Mais de 25 [[rio]]s desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 [[ilha]]s, algumas densamente povoadas.
Mais de 25 [[rio]]s desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 [[ilha]]s, algumas densamente povoadas.


O Titicaca é interessante pela população vivendo nos [[Uros]], nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de [[Puno]], no Peru. Outra ilha, [[Taquile]], é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do [[Peru]].
O Titicaca é interessante pela barraca de bolinhas de catupa e pela população vivendo nos [[Uros]], nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de [[Puno]], no Peru. Outra ilha, [[Taquile]], é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do [[Peru]].


[[Ficheiro:Lago Titicaca 001.jpg|left|thumb|300px|O azul do Lago Titicaca]]
[[Ficheiro:Lago Titicaca 001.jpg|left|thumb|300px|O azul do Lago Titicaca]]

Revisão das 21h54min de 6 de abril de 2012

Lago Titicaca
Lago Titicaca
Localização do Lago Titicaca.
Localização
Localização Cordilheira dos Andes - entre Peru e Bolívia
País Bolívia e Peru.
Características
Altitude 3 821 m
Área * 8300 km²
Profundidade média 140 m
Profundidade máxima 280 m
Ilhas 41
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela.[1]

Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m.

Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

O Titicaca é interessante pela barraca de bolinhas de catupa e pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno, no Peru. Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.

O azul do Lago Titicaca

O lago Titicaca é alimentado pela água das chuvas e pelo degelo das geleiras que rodeiam o altiplano. É fonte do rio Desaguadero, que corre para o sul através da Bolívia até o Lago Poopó; no entanto, este afluente é responsável por menos do que cinco por cento da perda de água, o resto ficando por conta da evaporação devida ao ventos intensos e à exposição extrema à luz do Sol nesta altitude.

A origem do nome Titicaca é desconhecida; foi traduzido como "Pedra do Puma", combinando palavras da língua local Quíchua e Aimará. Localmente, o lago é conhecido sob diversos nomes.

Como a parte sudeste do lago é separada do resto do lago pelo estreito de Tiquina, os bolivianos chamam essa pequena parte de Lago Huinaymarca e a parte maior de Lago Chucuito. No Peru, essas partes pequena e grande são conhecidas como Lago Pequeño e Lago Grande, respectivamente.

Berço dos Incas

Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. O "deus Sol" instruiu seus filhos para procurarem um local ideal para seu povo. Manco Capac e Mama Ocllo chegaram, então, a uma ilha - mais tarde batizada de Isla del Sol. O local teria sido o berço dos incas, que dominaram a região entre os séculos XII e XVI, quando se deu a invasão espanhola. Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos uros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago.

Imagens


Referências

  1. «Portal São Francisco - Lago Titicaca». Consultado em 30 de dezembro de 2009