Lanche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo(a) pela refeição que consiste em duas fatias de pão interpostas a outros alimentos, veja Sanduíche.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lanche.

Na cultura ocidental, o lanche é uma refeição composta por pequena porção de alimentos, entre as refeições principais, geralmente entre o almoço e o jantar[1]. Também pode ser chamado de merenda ou café da tarde (Brasil). O lanche serve para saciar temporariamente a fome de uma pessoa, prover uma pequena quantidade de energia ou mesmo apenas para satisfazer o paladar. Dentre os principais alimentos dessas refeições, podem-se elencar os bolos, sanduíches, chás e cafés.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra lanche origina-se de anglicismo lunch, porém, em português, perdeu seu significado original (almoço) e passou a significar merenda, refeição rápida. No Estado de São Paulo e nos estados do sul do Brasil, a palavra é frequentemente usada como sinônimo de sanduíche. Tal redução vocabular não encontra ressonância em nenhum dicionário, comum ou de usos específicos do português do Brasil.


Referências

  1. «in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». 2008–2013. Consultado em 21 de outubro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.