Lei da queda dos corpos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aleph Bot (discussão | contribs)
m BOT - Possível vandalismo de Maxsuelv, revertendo para a edição 29734066 de 201.24.41.223.
Linha 1: Linha 1:
A '''lei dos corpos em queda''' diz que todos os corpos caem com [[aceleração]] constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da [[gravidade]] em todos os [[corpo (física)|corpo]]s, à mesma [[altura]], é igual. Esta lei só é observada no [[vácuo]], pois como a densidade dos corpos é diferente, no ar o corpo mais pesado exerce maior força e cai primeiro.

Um exemplo frequentemente usado nos [[livro]]s para exemplificar esta lei consiste em colocar num tubo em vácuo uma pedra e uma pena e observar que ambos caem à mesma [[velocidade]].

Esta lei foi descoberta por [[Galileu Galilei]], foi revistada por [[Isaac Newton]] e com [[Albert Einstein]] foi criada a [[Teoria Mecânica do Cosmo]].

O grande cientista italiano Galileu Galilei descobriu as [[lei (física)|lei]]s da queda dos corpos pouco antes da invasão do [[Brasil]] pelos [[Holanda|holandeses]]. Galileu observou que uma esfera rolando por um plano inclinado percorria uma [[distância]] 4 vezes maior em 2 [[segundo]]s do que em 1 segundo. Ele assim provou que a distância percorrida a partir do repouso variava com o quadrado do tempo.

Ele mostrou ainda que a [[velocidade]] da bola ao fim de 2 segundos era o dobro da velocidade ao fim de 1 segundo, de modo que a velocidade variava proporcionalmente com o tempo. Em outros termos, a aceleração da bola era constante.
Ele mostrou ainda que a [[velocidade]] da bola ao fim de 2 segundos era o dobro da velocidade ao fim de 1 segundo, de modo que a velocidade variava proporcionalmente com o tempo. Em outros termos, a aceleração da bola era constante.



Revisão das 00h11min de 10 de maio de 2012

Ele mostrou ainda que a velocidade da bola ao fim de 2 segundos era o dobro da velocidade ao fim de 1 segundo, de modo que a velocidade variava proporcionalmente com o tempo. Em outros termos, a aceleração da bola era constante.

Quando Galileu aumentou cada vez mais a inclinação do plano, a aceleração da bola se tornou cada vez maior. Ele raciocinou que se a bola caísse verticalmente, sua aceleração seria de 9,8 metros por segundo.

Hoje em dia, muita gente conhece as leis da queda dos corpos e as acha naturais. Há três séculos e meio, os cientistas ficaram chocados quando Galileu declarou que uma pedra pesada e uma pedra leve caíam com velocidades iguais.

Dois mil anos antes, o filósofo grego Aristóteles tinha afirmado que uma pedra de 2 quilos cairia duas vezes mais depressa que uma pedra de um quilo. Os outros professores da Universidade de Pisa, onde Galileu lecionava, mantinham que como Aristóteles era sábio e bom, ninguém devia duvidar dos seus ensinamentos.

Galileu insistiu calorosamente em que os homens deveriam acreditar no que viam. Segundo reza a lenda sobre Galileu, porém em versão não confirmada, ele teria convencido os professores a acompanhar suas experiências, levou-os à torre inclinada de Pisa e deixou cair uma grande pedra junto com outra pequena do balcão mais alto da torre.

Elas chegaram juntas ao solo "o seu impacto soou como o toque de finados da autoridade pela fama, em Física". Desde então nós aprendemos a nos apoiar cada vez mais na experiência e a fazer experiências para descobrir a verdade. A experiência de Galileu marca o nascimento da Física moderna.

Resumo

Velocidade média é a distância percorrida dividida pelo tempo.

Aceleração é o acréscimo de velocidade dividido pelo tempo; é expressa em metros por segundo ao quadrado.

Quando um corpo se acelera a partir do repouso, a distância percorrida varia com o quadrado do tempo.

Para encontrar a distância percorrida por um corpo que se acelera a partir do repouso, determine a velocidade média e multiplique pelo tempo.

No vácuo todos os corpos caem com igual aceleração g (9,8 metros por segundo). Um corpo partindo do repouso cai 4,9 metros no primeiro segundo.

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.