Les Arcs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les Arcs
—  acidente geográfico  —
Les Arcs
Localização
Les Arcs está localizado em: França
Les Arcs
Coordenadas 45° 34' 18" N 6° 48' 28" E
País  França
Localização Bourg-Saint-Maurice
Características gerais
Tipo
Cordilheira Maciço da Vanoise
Altitude 1 200 a 3 226 m
NAO FUNCIONA

Les Arcs é uma estância de esqui situada na comuna francesa de Bourg-Saint-Maurice e que é composto por quatro sub-estações; Arc 1600, Arc 1800, Arc 1950 e Arc 2000, todas ligadas entre si por uma estrada e por um funicular.

História[editar | editar código-fonte]

Esta estação é o fruto do encontro em 1960 de Robert Blanc, guia de alta montanhae Roger Godino que se ocupava do desenvolvimento turístico na montanha. O primeiro sítio, o histórico, foi chamado de Arc Pierre Blanche que depois passou a ser o Arc 1600 quan do se construíram os outros Arcs, no plural.

Criação de Le Corbusier nos Arcs 1800

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

Construído onde antes só havia pastagens e com o mesmo espírito de Flaine, foi construído como uma "estação integrada" para se partir com "os esquis" nos pés, e como ela a linha directora da construção arquitectónica foi a de respeitar o meio ambiente natural, conservando os velhos chalets e criando os novos alojamentos a condizer com os antigos. Esse facto não impediu que os novos edifícios se inspirassem na arquitectura que Le Corbusier edificou nos Arcs 1800.

Da mesma forma que Flaine com o Hôtel Le Flaine que foi classificação como Monumento histórico da França, Les Arcs foram distinguidos com o Label « Patrimoine du XXe siècle francês.

Domínio[editar | editar código-fonte]

O domínio esquiável tem cerca de 200 km e é formado por 108 pista de esqui, 2 teleféricos, 1 funicular, 4 telecabines, 32 telecadeiras e 6 Telesquis, e o todo está ligado com o da La Plagne para formar o chamado Paradiski com 425 km de pistas.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Les Arcs

Referências