Estádio Olímpico de Amsterdã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Olympisch Stadion Amsterdam (em neerlandês)
Estádio Olímpico de Amsterdã (em português)
Olympic Stadium Amsterdam 1928.jpg
Estádio Olímpico de Amsterdã em 1928
Características
Local Amsterdã,  Países Baixos
Coordenadas 52° 20′ N 52° 20′ E
Gramado Grama natural (105 × 68 m)
Capacidade 22.288
Construção
Data 1927 a 1928
Inauguração
Outras informações
Remodelado 1996 e 2000

O Estádio Olímpico de Amsterdã (em holandês: Olympisch Stadion Amsterdam ) é um estádio multiuso localizado na cidade de Amsterdã, capital dos Países Baixos, situada na província da Holanda do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

Desenhado pelo arquiteto Jan Wils, foi construído para a realização dos Jogos Olímpicos de 1928. Uma vez completo, o estádio tinha uma capacidade de até 34.000 espectadores. Contudo, depois da construção do estádio De Kuip em Roterdã, as autoridades holandesas aumentaram sua capacidade até os 64.000 lugares.

Após os Jogos Olímpicos, o estádio foi usado para sediar variados eventos esportivos, como atletismo, hóquei e ciclismo. Em 1954, marcou o início do Tour da França. Mas, o futebol foi o esporte mais realizado no estádio, sendo o estádio tanto do Blauw Wit FC como do BVC Amsterdam, que se fundiram posteriormente como FC Amsterdam, embora que o AFC Ajax usa o estádio quando o público estimado superasse a capacidade do Estadio De Meer ou para partidas de meio de semana. O Ajax continuou usando o estádio até 1996, quando foi inaugurado o Amsterdam ArenA.

Após a saída da equipe de futebol o estádio foi recontruído, demolindo-se o segundo anel e deixando-o em sua forma original. Atualmente, seu uso está destinado para competições de atletismo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Instalações olímpicas da ginástica