Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Olympic Rings white.svg
Ciclismo nos
Jogos Olímpicos de Verão de 2016
Brasil Rio de Janeiro, Brasil
Cycling (BMX), Rio 2016.pngCycling (Mountain), Rio 2016.png
Cycling (Road), Rio 2016.pngCycling (Sprint), Rio 2016.png
Dados
Participantes 581 atletas
Sede Pontal
Forte de Copacabana
Centro Olímpico de BMX
Velódromo Olímpico
Centro de Mountain Bike
Dias de competição 14
Dias de finais 12
Eventos 18
Medalhistas
Medalha de ouro Ouro Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha (6 medalhas)
Países BaixosNED Países Baixos (2 medalhas)
Estados UnidosUSA Estados Unidos (2 medalhas)
SuíçaSUI Suíça (2 medalhas)
ver a lista completa...
Medalha de prata Prata Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha (4 medalhas)
Países BaixosNED Países Baixos (3 medalhas)
Estados UnidosUSA Estados Unidos (3 medalhas)
ver a lista completa...
Medalha de bronze Bronze Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha (2 medalhas)
DinamarcaDEN Dinamarca (2 medalhas)
CanadáCAN Canadá (2 medalhas)
ver a lista completa...
Recordes
Recorde mundial Mundial
  • Grã-Bretanha Grã-Bretanha (GBR)
    Perseguição feminino equipe (4:10.236 min)
  • China China (CHN)
    Velocidade feminino equipe (31.928 seg)
  • Grã-Bretanha Grã-Bretanha (GBR)
    Perseguição masculino equipe (3:50.265 min)
Recorde olímpico Olímpico
◄◄ Reino Unido 2012 Olympic Rings white.svg Japão 2020 ►►

As competições de ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 foram realizadas entre 4 e 21 de agosto, com 18 eventos em quatro locais de disputa.

O ciclismo é um entre apenas cinco esportes disputados em todos os Jogos Olímpicos da era moderna, desde a Grécia, em 1896. Desde então, o ciclismo olímpico evoluiu gradualmente para incluir competições de montanha e BMX e conta com as atuais quatro modalidades, totalizando dezoito eventos.

Em fevereiro de 2013, a União Ciclística Internacional (UCI) anunciou sua intenção de requerer ao Comitê Olímpico Internacional a extensão do programa em três eventos masculinos e femininos: prova em pista por pontos, BMX freestyle e uma prova eliminatória de montanha, mas o COI comunicou em agosto de 2013 que o programa seria o mesmo de 2012,[1] portanto, as provas disputadas foram as mesmas da edição de 2012.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Ciclismo em pista[2]

O esporte é praticado pelo menos desde 1870 em faixas internas de madeira, semelhantes aos atuais velódromos. Esteve em todos os jogos, com exceção de 1912.

A competição foi realizada de quinta-feira, 11 de agosto, a terça-feira, 16 de agosto, no Velódromo Olímpico do Rio, no Parque Olímpico da Barra.[3]

Modalidade Atletas
Masculino
Velocidade 99
Velocidade por equipe
Perseguição por equipe
Keirin
Omniun
Feminino
Velocidade 90
Velocidade por equipe
Perseguição por equipe
Keirin
Omniun
Total geral 189

Qualquer atleta habilitado, participante dos Jogos em uma das demais modalidades de ciclismo, pode ocupar uma vaga do próprio país nesta modalidade, desde que o limite por país não tenha sido atingido.

Cada país pode ter apenas uma equipe em cada disputa por equipe, com quatro atletas na perseguição e dois (feminino) ou três (masculino) atletas na disputa por velocidade. Nas disputas individuais, pode ter um competidor no Omnium e até dois no Keirin e na disputa por velocidade.

Ciclismo de estrada[2]
Ciclistas durante competição de estrada feminino no Pontal.

O ciclismo nasceu como esporte no final do século 19 e, segundo lenda popular, a primeira corrida de bicicleta foi realizada em Paris, em 1868. Apesar de ter aparecido na primeira disputa, na Grécia, em 1896, somente foi incluído no programa olímpico a partir dos Jogos de Estocolmo de 1912. A disputa individual contra o relógio foi incluída em Atlanta, em 1996.

A competição foi realizada em quatro eventos, em três datas, sábado, 6 de agosto, domingo, 7 de agosto, e quarta-feira, 10 de agosto, em vias do Rio de Janeiro que partem do Forte de Copacabana e da praia do Pontal.

Modalidade Vagas
Masculino
Corrida de estrada 144
Contra o relógio
Feminino
Corrida de estrada 67
Contra o relógio
Total geral 211

Qualquer atleta habilitado, participante dos Jogos em uma das demais modalidades de ciclismo, pode se inscrever para participar nesta modalidade, desde que o limite por país não tenha sido atingido.

BMX[2]
Pista de BMX em Deodoro.

A modalidade se tornou popular na década de 1960, na Califórnia, mesma época em que o motocross tornou-se popular nos Estados Unifos. Apenas em 1993, o esporte foi integrado no âmbito organizacional da UCI, quinze anos antes de sua primeira aparição no programa olímpico, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

A competição foi realizada em dois eventos de corrida, de quarta-feira, 17 de agosto, a sexta-feira, 19 de agosto, no Centro Olímpico de BMX no Parque Olímpico de Deodoro,[4] cuja pista tem entre 350 m e 400 metros de extensão.

Modalidade Atletas
Masculino
BMX 32
Feminino
BMX 16
Total geral 50
Ciclismo de montanha, BTT ou mountain bike[2]
O mountain bike também ocorreu em Deodoro.

Também ficou popular na Califórnia, na década de 1970, quando os ciclistas começaram a explorar trilhas e pistas ao norte de San Francisco. O esporte nasceu somente em 1976, quando estes ciclistas criaram uma corrida, que trouxe adaptações e modificações para as bicicletas existentes, e se espalhou rapidamente por todo o mundo. A única modalidade, cross-country ou XCO, fez sua estreia olímpica nos Jogos de Atlanta, em 1996.

A competição foi realizada em dois eventos de cross-country, de sábado, 20 de agosto, a domingo, 21 de agosto, no Centro de Mountain Bike no Parque Olímpico de Deodoro,[4] com um percurso de 5400 m de extensão que aproveita a topografia da região.

Modalidade Atletas
Masculino
Cross-country 50
Feminino
Cross-country 30
Total geral 80

Qualificatórias[editar | editar código-fonte]

Formato das disputas[editar | editar código-fonte]

BMX
Uma das baterias do BMX.

Nos dois eventos, cada piloto realiza uma corrida pelo circuito para fixar a ordem de largada e a bateria para as próximas fases.

No masculino, os 32 competidores são divididos em quatro grupos e disputam as quartas de final em três corridas, que somam pontos de acordo com a posição de chegada de cada competidor (1º = 1, 2º = 2 ... 8º = 8 pontos). Os quatro pilotos que somarem menos pontos nas três baterias avançam para as semifinais.

No masculino e no feminino, os 16 competidores nas semifinais são divididos em dois grupos e disputam três corridas, que somam pontos de acordo com a posição de chegada de cada competidor. Os quatro pilotos que somarem menos pontos nas três baterias avançam para as finais.

A final é disputada em uma única corrida, entre os oito classificados das semifinais.

Ciclismo de montanha/BTT/Mountain bike

As duas competições são eventos de corrida em que todos partem ao mesmo tempo, ordenados no grid com base no ranking da UCI, e devem cumprir um número fixado de voltas no circuito. O primeiro a cruzar a linha de chegada é o vencedor. O número de voltas para cada evento é definido de forma a garantir um tempo de cerca de 1h30 a 1h45 para o vencedor e pode ser alterado até duas horas antes do início da corrida, com base nas condições da pista e do clima.

Ciclismo de estrada

As corridas de estrada são eventos de corrida em que todos partem ao mesmo tempo e o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada é o vencedor. O percurso definido para a corrida feminina tem 141 quilômetros de extensão, enquanto que o percurso masculino tem 241,5 km.

As disputas contra o relógio dos Jogos Olímpicos são individuais e cada piloto parte a intervalos fixos, em que é medido o tempo do início até a chegada e o piloto mais rápido é declarado vencedor. A prova será na Estrada do Pontal e percurso definido para a prova feminina tem 29,8 km de extensão, enquanto que o percurso masculino tem 54,5 km.

Ciclismo de pista
Competição de velocidade masculino.
  • Corrida de velocidade

Dois competidores se enfrentam na pista em três voltas, mas apenas os últimos 200 m são cronometrados, sendo vencedor aquele que fizer o melhor tempo.

Na fase de qualificação, os competidores correm sozinhos para definir seus tempos e determinar a ordem dos dezoito melhores competidores que passam para a primeira rodada. A partir da definição das nove chaves de dois ciclistas para a primeira rodada (1/16), as disputas se dão no formato mata-mata, com o vencedor seguindo para a fase seguinte, mas os perdedores disputam uma repescagem com disputas em três chaves de três ciclistas.

Para as oitavas de final (1/8) seguem os nove vencedores da primeira rodada e os três vencedores da repescagem, em seis chaves de dois atletas. Os vencedores seguem para as quartas de final e os perdedores disputam uma repescagem com disputas em duas chaves de três ciclistas.

As quartas de final são disputadas pelos seis vencedores das oitavas e os dois vencedores da repescagem, em seis chaves de dois atletas.

  • Corrida de velocidade por equipe

Na fase de qualificação por equipes, as equipes masculinas são divididas em baterias com duas equipes, compostas por três ciclistas que devem liderar uma das três voltas, cada um. As equipes femininas são compostas por duas ciclistas e são apenas duas voltas. A prova é pelo tempo mais rápido e os oito melhores tempos seguem para a fase seguinte e os tempos definem os confrontos.

Na fase seguinte valem os resultados de cada bateria e o tempo de cada equipe. As quatro equipes vencedoras se classificam para a disputa de medalhas, os dois melhores tempos disputam o ouro e os outros dois disputam o bronze.

  • Perseguição por equipe

Cada equipe é composta por quatro atletas. Nos confrontos, duas equipes iniciam em lados opostos da pista e a equipe que alcançar os adversários (estar a 1 metro atrás do adversário) vence, caso não consiga alcançar vence a equipe com o menor tempo dentro do percurso de 4000 m. Toda equipe deve concluir a prova com pelo menos três componentes.

A perseguição em equipe se inicia com uma fase de qualificação, em que os competidores correm sozinhos para definir seus tempos, com as oito equipes com os melhores tempos classificadas para a primeira rodada.

Na fase seguinte, apenas as quatro primeiras equipes da qualificatória se enfrentam por uma vaga na final, em dois confrontos: 2ª x 3ª; 1ª x 4ª. Os demais confrontos, 6ª x 7ª; 5ª x 8ª, servem para o registro dos melhores tempos de cada equipe. Os dois melhores tempos entre as seis equipes não classificadas para a final classificam as equipes para a decisão do bronze.

  • Keirin

A prova consiste em uma corrida que se inicia por dois quilômetros (5 voltas e meia) com a velocidade controlada por uma bicicleta motorizada, que inicia a 30 km/h no masculino e 25 km/h no feminino e aumenta progressivamente até 50 km/h no masculino e 45 km/h no feminino. Nos últimos 700 m (2 voltas e meia) a bicicleta é retirada e os atletas disparam (podendo chegar a até 70 km/h) e o primeiro a cruzar a linha de chegada vence.

Os ciclistas são divididos em quatro baterias de até sete atletas e os dois primeiros colocados de cada bateria se classificam para a segunda rodada. Os demais ciclistas vão para uma repescagem e são separados em quatro baterias e apenas o vencedor de cada uma segue para a fase seguinte.

Na segunda rodada, os doze ciclistas pilotos são divididos em duas baterias de seis. Os três primeiros colocados avançam para a final.

Um dos eventos do Omnium no Velódromo Olímpico.

Competição combinada em que os ciclistas competem em seis disputas programadas durante dois dias de prova e marcam pontos correspondentes a seu desempenho individual, na seguinte ordem:

    • Corrida simples (scratch race): todos os competidores partem juntos e vence o primeiro que cruzar a linha de chegada, em uma distância de 15 km no masculino e 10 km no feminino
    • Perseguição individual: dois atletas partem em lados opostos da pista e vence quem alcançar o adversário ou fizer o melhor tempo ao final de 4 km no masculino e 3 km no feminino
    • Corrida de eliminação: todos os competidores partem juntos e o último colocado é eliminado ao final de cada sprint (a cada duas voltas)
    • Contra o relógio: cada competidor faz uma tomada de tempo, em uma extensão de 1 km no masculino e 500 m no feminino
    • Volta lançada: cada competidor dá três voltas e é considerado o tempo da terceira volta
    • Corrida por pontos: em um percurso de 40 km no masculino e 25 km no feminino, a cada sprint (a cada dez voltas) é marcada a pontuação: 5 pontos para o primeiro, 3, 2 e 1 para os três seguintes. Cada competidor que dá uma volta sobre o pelotão soma 20 pontos adicionais, enquanto o que tomar uma volta perde 20 pontos.

Nas primeiras cinco provas, o vencedor marca 40 pontos, o segundo 38 e assim por diante, subtraindo dois pontos. Na sexta prova são considerados os pontos acumulados, que são somados aos pontos nela obtidos. O vencedor é o piloto que acumular mais pontos.

Calendário[editar | editar código-fonte]

PRE Preliminares ¼ Quartas de final ½ Semifinais F Final
BMX, BTT e ciclismo de estrada[5]
Prova↓/Data → Sáb 6 Dom 7 Qua 8 Qua 17 Qui 18 Sex 19 Sáb 20 Dom 21
BMX masculino PRE ¼ ½ F
BMX feminino PRE ½ F
BTT
BTT masculino F
BTT feminino F
Ciclismo de estrada
Corrida de estrada masculina F
Contra-relógio masculino F
Corrida de estrada feminina F
Contra-relógio feminino F
Ciclismo de pista
Data → Qui 11 Sex 12 Sáb 13 Dom 14 Seg 15 Ter 16
Prova ↓ N N M N N M N M N
Keirin masculino PRE ½ F
Omnium masculino VL CP CE PI SR CC
Velocidade masculino PRE ¼ ½ F
Perseguição em equipas masculina PRE ½ F
Velocidade em equipas masculino PRE ½ F
Keirin feminino PRE ½ F
Omnium feminino VL CP CE PI SR CC
Velocidade feminino PRE ¼ ½ F
Perseguição em equipas feminina PRE ½ F
Velocidade em equipas feminino PRE ½ F
M = Sessão da manhã, N = Sessão da noite
VL = Volta lançada, CP = Corrida de pontos, CE = Corrida de eliminação, PI = Perseguição individual, SR = Scratch Race, CR = Contra-relógio

Instalações[editar | editar código-fonte]

Local Região Modalidade Data Eventos Capacidade
Forte de Copacabana[6] Copacabana Ciclismo de estrada 6-7 de Agosto 2 5000 (sentados)
Sem limite (em pé; locais de observação gratuitos)
Centro de Mountain Bike Deodoro[4] Mountain bike 20–21 de Agosto 2 5000 (sentados)
20000 (em pé)
Centro Olímpico de BMX Deodoro [4] BMX 17–19 de Agosto 2 5000
Pontal[3] Barra Ciclismo de estrada
(time trial)
10 de Agosto 2 5000 (sentados)
Sem limite (em pé; locais de observação gratuitos)
Velódromo Municipal do Rio Barra[3] Ciclismo de pista 11–16 de Agosto 10 7500

Medalhistas[editar | editar código-fonte]

Ciclismo de estrada[editar | editar código-fonte]

Masculino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
Corrida em estrada
detalhes
Greg Van Avermaet
BélgicaBEL Bélgica
Jakob Fuglsang
DinamarcaDEN Dinamarca
Rafał Majka
PolôniaPOL Polônia
Contra o relógio
detalhes
Fabian Cancellara
SuíçaSUI Suíça
Tom Dumoulin
Países BaixosNED Países Baixos
Christopher Froome
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Feminino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
Corrida em estrada
detalhes
Anna van der Breggen
Países BaixosNED Países Baixos
Emma Johansson
SuéciaSWE Suécia
Elisa Longo Borghini
ItáliaITA Itália
Contra o relógio
detalhes
Kristin Armstrong
Estados UnidosUSA Estados Unidos
Olga Zabelinskaya
RússiaRUS Rússia
Anna van der Breggen
Países BaixosNED Países Baixos

Ciclismo de pista[editar | editar código-fonte]

Masculino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
Velocidade individual
detalhes
Jason Kenny
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Callum Skinner
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Denis Dmitriev
RússiaRUS Rússia
Velocidade por equipes
detalhes
Philip Hindes
Callum Skinner
Jason Kenny
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Eddie Dawkins
Ethan Mitchell
Sam Webster
Nova ZelândiaNZL Nova Zelândia
Grégory Baugé
Michaël D'Almeida
François Pervis
FrançaFRA França
Perseguição por equipes
detalhes
Ed Clancy
Steven Burke
Owain Doull
Bradley Wiggins
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Alexander Edmondson
Jack Bobridge
Michael Hepburn
Sam Welsford
Callum Scotson
AustráliaAUS Austrália
Lasse Norman Hansen
Niklas Larsen
Frederik Madsen
Casper von Folsach
Rasmus Quaade
DinamarcaDEN Dinamarca
Keirin
detalhes
Jason Kenny
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Matthijs Büchli
Países BaixosNED Países Baixos
Azizulhasni Awang
MalásiaMAS Malásia
Omnium
detalhes
Elia Viviani
ItáliaITA Itália
Mark Cavendish
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Lasse Norman Hansen
DinamarcaDEN Dinamarca
Feminino
Evento Gold medal america.svg Ouro Silver medal america.svg Prata Bronze medal america.svg Bronze
Velocidade individual
detalhes
Kristina Vogel
AlemanhaGER Alemanha
Becky James
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Katy Marchant
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Velocidade por equipes
detalhes
Gong Jinjie
Zhong Tianshi
ChinaCHN China
Daria Shmeleva
Anastasia Voynova
RússiaRUS Rússia
Miriam Welte
Kristina Vogel
AlemanhaGER Alemanha
Perseguição por equipes
detalhes
Katie Archibald
Laura Trott
Elinor Barker
Joanna Rowsell Shand
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Sarah Hammer
Kelly Catlin
Chloe Dygert
Jennifer Valente
Estados UnidosUSA Estados Unidos
Allison Beveridge
Jasmin Glaesser
Kirsti Lay
Georgia Simmerling
Laura Brown
CanadáCAN Canadá
Keirin
detalhes
Elis Ligtlee
Países BaixosNED Países Baixos
Becky James
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Anna Meares
AustráliaAUS Austrália
Omnium
detalhes
Laura Trott
Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
Sarah Hammer
Estados UnidosUSA Estados Unidos
Jolien D'Hoore
BélgicaBEL Bélgica

Mountain bike[editar | editar código-fonte]

Masculino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
Cross-country
detalhes
Nino Schurter
SuíçaSUI Suíça
Jaroslav Kulhavý
República ChecaCZE República Checa
Carlos Coloma Nicolás
EspanhaESP Espanha
Feminino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
Cross-country
detalhes
Jenny Rissveds
SuéciaSWE Suécia
Maja Włoszczowska
PolôniaPOL Polônia
Catharine Pendrel
CanadáCAN Canadá

BMX[editar | editar código-fonte]

Masculino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
BMX
detalhes
Connor Fields
Estados UnidosUSA Estados Unidos
Jelle van Gorkom
Países BaixosNED Países Baixos
Carlos Ramírez
ColômbiaCOL Colômbia
Feminino
Evento Medalha de ouro Ouro Medalha de prata Prata Medalha de bronze Bronze
BMX
detalhes
Mariana Pajón
ColômbiaCOL Colômbia
Alise Post
Estados UnidosUSA Estados Unidos
Stefany Hernández
VenezuelaVEN Venezuela

Participantes[editar | editar código-fonte]

O Brasil, como anfitrião, teve cotas garantidas caso não se classificassr pelos critérios normais. A qualificação se encerrou com o ranking da União Ciclística Internacional em 31 de maio de 2016.[7][8][9][10]

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

A Grã-Bretanha dominou as competições de ciclismo com 6 medalhas de ouro e 12 no total.
 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg Ordem
por total
1 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 6 4 2 12 1
2 Países BaixosNED Países Baixos 2 3 1 6 2
3 Estados UnidosUSA Estados Unidos 2 3   5 3
4 SuíçaSUI Suíça 2     2 6
5 SuéciaSWE Suécia 1 1   2 6
6 AlemanhaGER Alemanha 1   1 2 6
BélgicaBEL Bélgica 1   1 2 6
ColômbiaCOL Colômbia 1   1 2 6
ItáliaITA Itália 1   1 2 6
10 ChinaCHN China 1     1 15
11 RússiaRUS Rússia   2 1 3 4
12 DinamarcaDEN Dinamarca   1 2 3 4
13 AustráliaAUS Austrália   1 1 2 6
PolôniaPOL Polônia   1 1 2 6
15 Nova ZelândiaNZL Nova Zelândia   1   1 15
República ChecaCZE República Checa   1   1 15
17 CanadáCAN Canadá     2 2 6
18 EspanhaESP Espanha     1 1 15
FrançaFRA França     1 1 15
MalásiaMAS Malásia     1 1 15
VenezuelaVEN Venezuela     1 1 15
TOTAL 18 18 18 54

Referências

  1. «Olympic cycling to remain unchanged for 2016 Rio Games». telegraph.co.uk. 21 de agosto de 2013. Consultado em 10 de setembro de 2013. 
  2. a b c d «Cycling Explanatory Guide Rio 2016» (PDF). Cycling Explanatory Guide Rio 2016. Junho de 2015 
  3. a b c «Região Barra». brasil2016.gov.br. Consultado em 1 de abril de 2016. 
  4. a b c d «Região Deodoro». brasil2016.gov.br. Consultado em 1 de abril de 2016. 
  5. Rio 2016 Ingressos
  6. «Região Copacabana Region». brasil2016.gov.br. Consultado em 1 de abril de 2016. 
  7. Estrada
  8. Pista
  9. BMX
  10. Mountain Bike

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016