Centennial Olympic Stadium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Centennial Olympic Stadium
Athletics venue during the 1996 Paralympic Games.jpg

Nome Centennial Olympic Stadium
Características
Local Atlanta
 Geórgia
 Estados Unidos
Capacidade 85.000
Construção
Custo US$209 milhões (em 1996)
Inauguração
Data 18 de maio de 1996 (22 anos)
Outras informações
Mandante Atlanta Braves (MLB)
Final dos 100 metros com barreiras no Centennial Olympic Stadium durante os Jogos de Atlanta.

O Centennial Olympic Stadium (em português: Estádio Olímpico Centenário) foi um estádio especialmente construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta, Estados Unidos. Com capacidade para 85 000 espectadores, o estádio começou a ser construído em 1993 e ficou pronto próximo a abertura dos Jogos, em julho de 1996.

Durante a disputa de atletismo, os presentes no estádio viram o canadense Donovan Bailey vencer a disputa dos 100 metros rasos com o recorde mundial de 9.84 segundos; Michael Johnson triunfou nos 200 e 400 metros, sendo que seu tempo nos 200 metros persiste até os dias atuais; Marie-José Perec, da França, também venceu as duas provas no feminino, além do título de Carl Lewis no salto em distância.

Após a cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 1996, o estádio passou por uma grande reformulação para tornar-se a nova casa da equipe de beisebol Atlanta Braves. As mudanças acarretaram na retirada da pista de atletismo e de setores da arquibancada, remodelados de acordo com o formato diamante da quadra de beisebol. Após as obras, o estádio passou a comportar apenas 45.000 pessoas.

O Comitê dos Jogos Olímpicos de Atlanta ofertou o estádio por 207 milhões de dólares ao Atlanta Braves, sendo o local não mais administrado pelo comitê. Com o fim da transação, o estádio foi renomeado para Turner Field, tornado-se propriedade de Ted Turner dono dos Braves.

Ver também[editar | editar código-fonte]