Lev Oborin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lev Oborin
Lev Oborin
Nascimento 11 de setembro de 1907
Moscovo
Morte 5 de janeiro de 1974 (66 anos)
Moscovo
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania União Soviética, Império Russo
Alma mater
Ocupação pianista, compositor, professor de música, professor universitário
Prêmios
Empregador(a) Conservatório de Moscovo
Instrumento piano

Lev Nikolayevich Oborin (Russo: Лев Николаевич Оборин) (Moscou, 11 de novembro de 19075 de janeiro de 1974) foi um pianista russo, ganhador do primeiro Concurso Internacional Chopin em 1927, em Varsóvia.

Em 1921, Oborin foi aceito no Conservatório Tchaikovsky como estudante de piano e composição. Completou seus estudos em 1926. Nesse ano, chegaram a Moscou notícias do primeiro Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia, e seu professor de piano, Konstantin Ygumnov, imediatamente pensou que Oborin deveria participar.

Após ganhar o primeiro prêmio, tocou na Polônia e Alemanha. Até o ano de 1945 Oborin tocou e ensinou exclusivamente na ex-União Soviética. Em 1935 tocou pela primeira vez com o violinista David Oistrakh, com quem haveria de colaborar por toda sua vida. De 1941 até 1963, Oborin formou um Tiro com Oistrakh e o violoncelista Sviatoslav Knushekvtsky, alcançando fama internacional.

Foi o responsável pela primeira execução de obras de vários compositores modernos, bem como Khachaturian, Shebalin, Miaskovsky, Prokofiev e Shostakovich.

Entre seus alunos mais famosos estão Vladimir Ashkenazy, Mikhail Voskresensky, Dmitri Sakharov, Alexander Bakhchiev, Olga Kiun, Boris Berman, Genady Rozhdestvensky,Ekaterina Novitskaya e Andrei Egorov.

Referências