Levon Aronian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Levon Aronian
Nascimento 6 de outubro de 1982 (37 anos)
Erevan
Residência Erevan
Cidadania Armênia
Etnia armênios
Ocupação jogador de xadrez
Prêmios Cidadãos honorários de Yerevan
Página oficial
http://www.levonaronian.com

Levon Aronian (em armênio: Լեւոն Արոնյան) (6 de outubro de 1982) é um Grande Mestre Internacional de xadrez armênio. De acordo com a lista da FIDE de agosto de 2017, é o quinto melhor jogador do mundo, com 2799 pontos, e o número um de seu país.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu talento começou a ser notado quando venceu o campeonato de xadrez para menores de 12 anos em 1994, em Szeged. Em 2002 tornou-se campeão no Campeonato do Mundo de Xadrez Júnior, vencendo Luke McShane, Surya Ganguly, Artyom Timofeev, Bu Xiangzhi, Pentala Harikrishna e outros. Em 2002 logrou também sua única vitória no Campeonato Armênio de Xadrez. Em 2005 foi o campeão na primeira edição do Torneio Karabakh, em Stepanakert, no Azerbaijão, campeonato criado para homenagear Tigran Petrosian em seu 75º aniversário.[2] Em dezembro do mesmo ano, venceu Ruslan Ponomariov da Ucrânia na final do Mundial em Khanty Mansiysk, na Rússia. Em março de 2006, Aronian venceu o exclusivo Torneio Internacional Xadrez da Cidade de Linares.

Aronian foi um dos jogadores que contribuiu, junto a equipe armênia formada por Vladímir Akopian, Karen Asrian, Smbat Lputian, Gabriel Sargissian e Artashes Minasian, para a vitória e conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Xadrez de 2006, em Turim. A China ficou com o segundo lugar e os Estados Unidos com a terceira colocação.

Em 2007, tornou-se campeão da Copa do Mundo de Xadrez. Em março de 2007, no Torneio de Linares, Aronian, ficou em 4.º lugar, com sete pontos em 14 partidas.

A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo

Referências

  1. Rating da FIDE, página visitada em 23 de fevereiro de 2014.
  2. «Informações sobre o torneio». Consultado em 26 de junho de 2007. Arquivado do original em 29 de abril de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Levon Aronian