Little Big Adventure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Little Big Adventure
Relentless:Twinsen's Adventure
Little Big Adventure
Logotipo de Little Big Adventure.
Produtora(s) Adeline Software International
Editora(s) Electronic Arts (Europa)
Activision
Electronic Arts Victor (PlayStation no Japão)
DotEmu (Android e iOS)
Motor Electronic Arts
Plataforma(s) Android
DOS
FM Towns
Mac OS
NEC PC-9801
iOS
PlayStation
Windows
Lançamento PC (MS-DOS)
  • EU Outubro de 1994
PlayStation
Japão19 de Julho 1996
  • EU Março de 1997
Gênero(s) Ação-aventura
Modos de jogo Single Player

Little Big Adventure (conhecido como Twinsen's Adventure no Brasil) é um jogo eletrônico de videogame e computador de ação-aventura, desenvolvido pela Adeline Software International e publicado pela Electronic Arts (Europa) e Activision (América do Norte, Asia e Oceânia). Little Big Adventure teve mais de 400.000 cópias vendidas em todo o mundo[1] e ganhou uma seqüência: Little Big Adventure 2 (Conhecido no Brasil como Twinsen's Odyssey).

O jogo foi posteriormente reescrito para PlayStation e lançado no Japão e Europa em 1996 e 1997, respectivamente. Em 2014, ele teve uma versão desenvolvida para Android[2] e iOS.[3]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo possui uma perspectiva isométrica pseudo 3D (o campo de jogo é rodado 45 graus). Todos os personagens e veículos do jogo, incluindo alguns itens estáticos, são formados por polígonos 3D, permitindo total rotação e movimentos. Durante o jogo, são inseridos diversas sequências de vídeo.

O personagem principal, Twinsen, controlado pelo jogador, possui 4 diferentes comportamentos (normal, esportivo, agressivo e discreto), cada um com diferentes características e utilidades. Além disso, Twinsen possui um inventário, onde armazena itens que podem ser usados posteriormente.

O jogo se enquadra no gênero de aventura em tempo real. Ele combina algumas sequências de jogos de ação, puzzles e RPG. A jogabilidade é realtivamente livre, permitindo que o jogador possa viajar entre as ilhas (e por dentro delas) que vão sendo "descobertas" no decorrer da história. Além disso, há diversas tarefas opcionais e não-lineares. Algumas áreas são inicialmente bloqueadas, devendo o jogador completar alguns estágios para conseguir acesso, como as ilhas do Hemisfério Norte e as fortalezas de algumas ilhas do Hemisfério Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Twinsen é um habitante comum de Citadel Island (Ilha da Fortaleza, em Português), no longínquo planeta Twinsun. O prólogo do jogo conta um pouco sobre a história do planeta e da chegada ao poder do tirano ditador Dr. Funfrock, que com avançadas técnicas de clonagem e teletransporte, conseguiu oprimir a população, fazendo seguirem suas regras. O objetivo de Funfrock era se apossar dos poderes de Sendell, deusa do planeta, que habita seu núcleo. É aí que entra Twinsen na história, ele tem sonhos premonitórios da destruição do planeta se esses poderes fossem violados. Esses sonhos estão ligados a ele de acordo com uma antiga lenda que diz que o herdeiro da deusa usaria os poderes de artefatos mágicos para salvar o mundo de um tirano. Ao descobrir sobre esses sonhos, Funfrock manda prender Twinsen em um hospício e proíbe qualquer menção à lenda.[4]

Introdução do jogo[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagem Descrição
Twinsen O herói, é o personagem principal do game. Ele tem sonhos premonitórios da destruição do seu planeta, esses sonhos estão ligados a ele de acordo com uma antiga lenda que diz que o herdeiro da deusa usaria os poderes de artefatos mágicos para salvar o mundo de um tirano.
Zoé Zoé é raptada por FunFrock, pois é acusada de ser cúmplice do prisioneiro Twinsen. Logo, o herói deve começar a caçada em busca de sua amada.
Dino-Fly Dragão voador do Twinsen, ele diz que estava esperando o herdeiro (que é Twinsen) durante séculos. Ele ajuda Twinsen chegar a outras ilhas do hemisfério norte de Twinsun.
Sendell É a deusa de Twinsun.
Baldino O Grobo inventor mais notável de Twinsun, é de grande ajuda para Twinsen.
FunFrock É o vilão do jogo, Ditador de Twinsun que controla o planeta por meio de três poderes: a clonagem, o teletransporte ea criação de mutantes. Seu verdadeiro objetivo é sugar a Energia de Sendell, a deusa do planeta.

Referências

  1. Adeline Software International, Mirror of now-defunct official LBA 2 site
  2. AndroidShock (27 de março de 2014). «Nineties PC Adventure Game Little Big Adventure Gets an Android Port». Consultado em 19 de junho de 2014 
  3. iTunes. «Little Big Adventure - Relentless: Twinsen's Adventure». Consultado em 19 de junho de 2014 
  4. House, Michael. «Review - Relentless: Twinsen's Adventure». allgame. Consultado em 18 de dezembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]