Saltar para o conteúdo

Cabelo loiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:اشقر
Linha 7: Linha 7:
Outros termos para pessoas louras são laurícomos e lauricápilos (do [[latim]], ''laurus'', o [[loureiro|louro]], ''comma'', [[cabeleira]] e ''capilum'', cabelo), flavícomos (''flavius'', [[amarelo]]), fulvícomos (''fulvius'', cor-de-fogo) e blondícomos (''blundus'').
Outros termos para pessoas louras são laurícomos e lauricápilos (do [[latim]], ''laurus'', o [[loureiro|louro]], ''comma'', [[cabeleira]] e ''capilum'', cabelo), flavícomos (''flavius'', [[amarelo]]), fulvícomos (''fulvius'', cor-de-fogo) e blondícomos (''blundus'').


paulo tem pirusao
==Origens==
Cabelos louros ocorrem naturalmente em humanos de todas as [[etnia]]s, mas em um grau tão pequeno que é difícil de ser notado na maior parte das populações. Em certas populações da [[Europa]], a ocorrência de cabelos loiros é mais freqüente. É uma das características de alguns [[fenótipo]]s nos indivíduos [[Branco (caucasiano)|brancos caucasianos]].

Baseado em recentes estudos genéticos, é provável que humanos com cabelos louros tornaram-se mais numerosos na Europa cerca de onze mil anos atrás, durante a última [[Idade do Gelo]].<ref>http://www.cao.pt/surya/js_29_1.htm#_Toc135302493</ref><ref>http://www.timesonline.co.uk/article/0,,2087-2058688,00.html</ref>


==Distribuição pelo mundo==
==Distribuição pelo mundo==

Revisão das 21h11min de 20 de outubro de 2009

Percentagem de pessoas de cabelos loiros em diferentes regiões da Europa, de acordo com o antropologista da universidade de Laval, Peter Frost. Quanto mais clara for a cor, maior é a percentagem de pessoas loiras naquela região.

Loiro ou louro (do latim laurus) é uma cor dos cabelos humanos que oscila entre o amarelo e o castanho-claro, caracterizada por baixos níveis de pigmentos escuros eumelanina e altos níveis de feomelanina[1].

Do castanho-claro ao loiro claríssimo, os vários graus de loiro são encontrados naturalmente em menos de 2% da população adulta de todo o mundo.[carece de fontes?]

Outros termos para pessoas louras são laurícomos e lauricápilos (do latim, laurus, o louro, comma, cabeleira e capilum, cabelo), flavícomos (flavius, amarelo), fulvícomos (fulvius, cor-de-fogo) e blondícomos (blundus).

paulo tem pirusao

Distribuição pelo mundo

Cabelos loiros são uma característica das populações do Norte da Europa, da Europa Central e Oriental nas populações berberes do norte de África, na Ásia principalmente entre os Pachtuns e os Nuristani.[2] Além da Europa, os descendentes de europeus que se espalharam pelo mundo também podem apresentar cabelos claros, notadamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, Nova Zelândia e outros países de colonização anglo-saxã.

A modelo Ana Hickmann é um exemplo de loura brasileira

Em Portugal

Os portugueses são uma população de base mediterrânica e, portanto, a ocorrência de cabelos loiros é pouco comum. No entanto, há uma ocorrência relativamente expressiva de cabelos louros no norte de Portugal. Com efeito, nas regiões de Minho, Trás os Montes, Douro Litoral e Beira Alta, devido a uma maior influência celta e germânica, há a ocorrência de cabelos claros maior que no resto do País.

De acordo com Charleton Coon, autor do livro de antropologia Europeia "As Raças da Europa", cerca de 25% dos Portugueses são loiros em criança, sendo apenas 10% da população Portuguesa loira quando atinge a idade de 20 anos.

No Brasil

O principal componente europeu dentro da população brasileira é o português, que raramente possui cabelos loiros. Por esse fator e, também, pelo alto grau de miscigenação, no Brasil os cabelos loiros são pouco comuns, porém é notável a sua existência.

A maior concentração de louros no Brasil ocorre principalmente na Serra Gaúcha, no vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) e no Vale do Itajaí (Santa Catarina), devido à forte presença de descendentes de imigrantes alemães. Cabelos loiros também são encontrados entre brasileiros de ascendência norte-italiana, localizados em todo o Sul e Sudeste do Brasil. Há também a significativa presença em comunidades de origem polonesa e ucraniana, sobretudo no Paraná, além de uma minoria de origem portuguesa com cabelos claros, sobretudo aqueles de ascendência galaico-portuguesa.

Aproximadamente 5% da população brasileira é naturalmente loira (fonte: revista Marie Claire de maio de 2007)

Ver também

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabelo loiro