Luís da Guerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde agosto de 2015). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Luís da Guerra (c. 1396 - Abrantes, 1458) foi um prelado português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

D. Luís da Guerra era filho de D. Pedro da Guerra (c. 1366 - 1406) (filho do Infante D. João e neto de D. Pedro I e de D. Inês de Castro) [1] e de sua mulher (c. 1395) Teresa Anes Andeiro (- 8 de Abril de 1440). Sendo bisneto do Rei D. Pedro I era, também, respectivamente, meio-sobrinho, meio-primo-irmão e meio-primo-tio dos Reis que viu passar pelo trono: D. João I, D. Duarte I e D. Afonso V. Era ainda meio-irmão do 19.º Bispo do Algarve, 26.º Bispo do Porto e 30.º Arcebispo de Braga Primaz das Espanhas D. Fernando da Guerra.

Estudou Direito Canónico na Universidade de Paris e foi Deão da Sé de Braga e passou a Roma, nos Estados Pontifícios, onde estava quando o Papa Martinho V, a pedido de D. João I, o nomeou 24.º Bispo da Guarda, a 12 de Fevereiro de 1427. Em 1428 já estava na sua Diocese.[2]

É tradição que morreu em Abrantes em 1458.[2]

Referências

  1. Vários. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. [S.l.]: Editorial Enciclopédia, L.da. pp. Volume XII. 861 
  2. a b Vários. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. [S.l.]: Editorial Enciclopédia, L.da. pp. Volume XII. 862 

Fontes[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Gonçalo Vasques da Cunha
Brasão episcopal
Bispo da Guarda

14271458
Sucedido por
João Manuel