Macaco Bong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Macaco Bong
Informação geral
Origem Cuiabá, MT
País  Brasil
Gênero(s) Rock instrumental
Post-rock
Jazz
Blues
Stoner rock
Período em atividade 2004 - até ao presente
Gravadora(s) Independente, Sinewave
Integrantes Bruno Kayapy
Daniel Hortides
Renato Pestana
Fabrício Pinho
Ex-integrantes Ney Hugo
Ynaiã Benthroldo
Gabriel Murilo
Julito Cavalcante
Daniel Fumega
Página oficial Site Oficial

Macaco Bong é uma banda de rock instrumental brasileira, fundada pelo guitarrista,compositor e produtor Bruno Kayapy em 2004, oriunda de Cuiabá, Mato Grosso.[1] Começou como um quarteto em 2004 e em 2005 se transformou em um power trio (guitarra, baixo e bateria). Lançou um "álbum virtual" - não gravado em mídia física, distribuído gratuitamente, incluindo encartes e making of - pela Trama; este álbum despertou a atenção de críticos profissionais da área.[2][3] A banda também recebeu críticas positivas da revista Rolling Stone[4] e no Caderno 2 do Estadão. Inclusive, seu líder foi eleito pela revista como um dos "70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão".[5]

A banda teve a música "Fuck You Lady" incluída em uma coletânea de bandas independentes brasileiras lançada em 2008 pela revista francesa Brazuca.[6] Amendoim conquistou 6 lugar no ranking de melhores músicas nacionais de 2008 eleito pela Revista Rolling Stone. Em 2011 a banda lançou o EP Verdão e Verdinho que conquistou o Prêmio Dynamite de melhor álbum de música instrumental no ano de 2012. This is Rolê, o terceiro disco da banda, foi lançado em Setembro de 2012. Gravado e produzido em Belo Horizonte, conta com a participação do mineiro compositor, pianista e arranjador ex-Mutantes Túlio Mourão. Em 2013 a banda se reformulou com a entrada de Igor Jaú (baixo) e Eder Uchôa (bateria), além de Bruno Kayapy, único membro original.[7] A banda parte para lançar seu terceiro álbum de estudio "Macumba Afrocimética" produzido por Bruno Kayapy.

Em 2016, a banda lança o álbum intitulado de ''Macaco Bong'' nesse disco o grande diferencial em relação ao resto da obra de Macaco Bong é sua intensidade. Seja traçando diversas interpretações, tentando decifrar referências ou apenas apreciando disco (ação nada passiva), temos mais exemplo da criatividade destes músicos, explorando o máximo possível de cada paisagem sonora de construíram. Um fantástico experimento cuja qualidade se revela na lacuna que o grupo deixa no disco para completarmos com nossas experiências, tornando a audição subjetiva e particular. Um voo cada vez mais alto e, ao mesmo, profundo.

Em 2017 a banda faz uma versão do disco Nevermind do Nirvana, alterando significativamente os arranjos, dando características novas e sem vocal. O nome do disco é "Deixa Quieto", uma tradução para o nome do disco inspirador.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Artista Igual a Pedreiro (2008)
  • Verdão e Verdinho (EP - 2011)
  • This is Rolê (2012)
  • Macumba Afrocimética (2015)
  • Macaco Bong (2016)
  • Deixa Quieto (2017)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.