Manequim (1987)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mannequin
Manequim (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1987 •  cor •  90 min 
Direção Michael Gottlieb
Roteiro Michael Gottlieb
Edward Rugoff
Elenco Andrew McCarthy
Kim Cattrall
Gênero comédia romântica
Música Sylvester Levay
Distribuição 20th Century Fox (EUA) (1987,original)
Cannon Films (Internacional), MGM (2004, DVD)
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Mannequin (bra/prt: Manequim[1][2]) é um filme estadunidense lançado em 1987, dirigido por Michael Gottlieb para 20th Century Fox, do gênero comédia romântica e protagonizado por Kim Cattrall e Andrew McCarthy. O filme também foi co-escrito por Edward Rugoff. A trilha sonora original foi composta por Sylvester Levay. Uma releitura moderna do mito dos pigmeus, o filme conta a historia de um artista cronicamente subempregado chamado Jonathan Switcher (interpretado por Andrew McCarthy) que consegue um emprego como vitrinista de uma loja de departamentos e se apaixona por um manequim (interpretado por Kim Cattrall) - O porém é que ela ganha vida de vez em quando, mas apenas para ele. Mannequin recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original por sua música principal, "Nothing's Gonna Stop Us Now", da banda Starship. A música alcançou o número 1 na Billboard Hot 100 em 4 de abril de 1987 e o número 1 na parada de singles do Reino Unido por quatro semanas no mês seguinte. Em 1991, foi lançada uma sequência do filme Mannequin Two: On the Move.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No Egito antigo, Ema "Emmy" Hesire se esconde em uma pirâmide de sua mãe, que quer lhe forçar em um casamento arranjado. Emmy reza aos deuses para salvá-la e encontrar seu verdadeiro amor no futuro. Em resposta, Emmy desaparece misteriosamente diante dos olhos de sua mãe. Em 1987, o artista da Filadélfia Jonathan Switcher realiza vários trabalhos ímpares, incluindo um onde ele monta um manequim bonito e perfeito. Embora Jonathan expresse meticulosamente sua paixão artística, seus empregadores o dispensam por demorar muito ou se desviar de um padrão definido. Sua namorada arrogante Roxie Shield, que vê Jonathan como um fracassado termina com ele.

Depois que sua moto cai na chuva, Jonathan passa pela loja de departamentos Prince & Company e reconhece seu manequim perfeito em uma vitrine. Ele declara que ela é a primeira que o fez se sentir como um artista. Na manhã seguinte, ele salva a dona a dona da loja Claire Timkin de ser morta em um acidente. Agradecida, Claire contrata Jonathan, para o desgosto do gerente, Sr. Richards, que designa Jonathan como um estoquista na loja. Jonathan conhece o extravagante vitrinista da loja Hollywood Montrose, e os dois se tornam amigos. Naquela noite, Hollywood e Jonathan arrumam a vitrine com o manequim de Jonathan. Eles brigam com o chefe de segurança noturno extremamente inepto da loja, Felix Maxwell. Quando Jonathan está sozinho, o manequim que ele é obcecado ganha vida como Emmy. Emmy diz que existe há séculos, aparecendo a vários grandes artistas como uma musa. Ela explica que só pode aparecer para ele quando estão sozinhos e todo mundo a vê como um manequim.

Para a surpresa de todos, a vitrine que Jonathan montou para a Prince & Company se torna popular e atrai grande audiência. Numa reunião do conselho, Richards quer demitir Jonathan, aparentemente por se exibir com as vitrines. Na verdade, ele na verdade é um agente corporativo da loja de departamentos rival Illustra. Ignorando Richards, os membros do conselho promovem Jonathan a visual merchandising da loja. O relacionamento de Jonathan e Emmy prospera nas semanas seguintes, ele a leva a um encontro para ver a cidade na traseira de sua motocicleta. Toda noite, ela o ajuda a criar vitrines populares. Impressionada com seu trabalho, Claire promove Jonathan para vice-presidente da loja de departamentos.

Como os projetos de vitrines estão trazendo um número grande de clientes e lucros para a Prince & Company, o executivo-chefe da Illustra, BJ Wert, tenta atrair Jonathan da Prince & Company com uma oferta de emprego de Roxie, que trabalha para ele. Jonathan se recusa, afirmando que na Prince & Company, ele tem pessoas com quem se importa e que contam com ele e veem seu trabalho como importante. Eles percebem que Jonathan parece ter uma fixação atípica em um dos manequins e fazem planos para roubar Emmy. Depois de ficar frustrada com a inaptidão de Felix e a atitude de Richards em relação a Jonathan, Claire os despede.

Felix e Richards entram na loja e procuram por Emmy. Incapaz de distinguir um manequim de outro, eles simplesmente roubam todas as manequins femininas. Na manhã seguinte, Hollywood e Jonathan descobrem Emmy desaparecido. Jonathan imediatamente suspeita da Illustra e confronta Wert, que é desdenha. Roxie sai do escritório, jurando que Jonathan nunca mais verá Emmy. Jonathan persegue Roxie enquanto é perseguido por uma dúzia de seguranças. Hollywood impede os guardas com uma mangueira de incêndio enquanto Roxie carrega Emmy junto com os outros manequins e os joga em um compactador de lixo. Jonathan pula na esteira e agarra Emmy, ainda congelado como um manequim. Quando Jonathan tenta puxá-la para fora, Emmy ganha vida e permanece humano na frente de outras pessoas pela primeira vez.

Felix e seus colegas guardas correm, seguidos por Wert, que tenta prender Jonathan por invasão. Mas Claire chega, acusando Richards e Felix de invadir, roubar e sequestrar Emmy, enquanto acusava Wert de conspiração, exibindo evidências de um sistema de vídeo de segurança recém-instalado na loja. Wert e seus companheiros são presos e levados embora, e ele despede Roxie enquanto está sendo arrastado para fora. Jonathan e Emmy se casam ​​na vitrine da Prince & Company, Claire é a dama de honra, e Hollywood é o padrinho, assim como vários pedestres que os assistem trocar votos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  • "Nothing's Gonna Stop Us Now" (música de Albert Hammond e Diane Warren, interpretada por Starship)
  • "In My Wildest Dreams" (música de Bob Crewe, Jerry Corbetta e Charlotte Caffey, interpretada por Belinda Carlisle)
  • "Do You Dream About Me" (música de Diane Warren, interpretada por Alisha)
  • "My Girl" (música de Smokey Robinson & Ronald White, interpretada por The Temptations)


Referências

  1. Manequim (em português) no AdoroCinema
  2. Manequim no SapoMag (Portugal)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.