Maratus volans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Maratus volans é uma aranha da família salticidae e do gênero Maratus ( aranhas pavão).[1][2][3][4]


Como ler uma infocaixa de taxonomiaMaratus volans
macho da espécie
macho da espécie
Classificação científica
Reino: animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Família: Salticidae
Género: Maratus
Espécie: Maratus Volans

Descrição[editar | editar código-fonte]

A espécie mede de comprimento entre 4-5 mm (sendo a fêmea ligeiramente maior ) ambos são castanhos, mas o macho tem um abdome com cores brilhantes e vibrantes que é levantado para impressionar as fêmeas na hora do acasalamento, enquanto a fêmea tem uma cor mórbida que a ajuda na camuflagem.Os dois são rápidos e bons caçadores. Seu habitat é a vegetação rasteira.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A espécie limita-se a alguns locais da Austrália ( Nova Gales, Tasmânia, Austrália ocidental e território da capital da Austrália ) sendo quase impossível de ser achada por causa de seu tamanho e local onde vive, tendo só 8 espécimes identificadas até hoje.

Acasalamento[editar | editar código-fonte]

O macho eleva seu abdômen mostrando a elas lindas cores ( que lembram a de um pavão ) e também um terceiro par de pernas ( que durante a dança serão levantadas para impressiona-la )caso a fêmea não esteja interessada tentara ataca-lo e se alimentar dele isso também acontece depois do acasalamento.

Origem do nome.[editar | editar código-fonte]

A origem da palavra volans significa voando, por causa que no primeiro estudo diziam que usavam as [abas] voando, isso foi posteriormente desmascarado no futuro.

Referências

  1. Ed Nieuwenhuys: «Peacock spider». www.xs4all.nl 
  2. David Edwin Hill 2009: "Euophryine jumping spiders that extend their third legs during courtship (Araneaee: Salticidia: Euophryinae: Maratus, Saitis)". Peckhamia 74(1): 1-27.
  3. Jurgen C Otto and David E Hill 2011: "An illustrated review of the known peacock spiders of the genus Maratus from Australia, with description of a new species (Araneae: Salticidae: Euophryinae)." Peckhamia 96.1: 1-27.
  4. Thornhill, R., Alcock, J., (1984).The Evolution of Insect Mating Systems, Science Ne Series, 223(4638), 808-809
Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.