Salticidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSalticidae
Platycryptus undatus
Platycryptus undatus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Salticidae
Distribuição geográfica
Distribution.salticidae.1.png
Géneros
Mais de 500
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Salticidae

Aranha-saltadora ou papa-moscas é a família mais numerosa de aranhas, contando com mais de 500 gêneros e cerca de 5 000 espécies (cerca de 13% das espécies conhecidas de aranhas)[1], conhecidas popularmente como aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas, com distribuição quase mundial. Estas aranhas não fazem teia para caçar, mas ficam à espera, saltando rapidamente sobre a presa. Após a caça aprisionam a presa a uma teia específica e muito resistente. Elas podem saltar também para se movimentarem, ou para fugirem dos predadores. Contendo uma teia mais resistente e são o tipo de aranhas mais rápidas e ágeis do reino dos aracnídeos. Tendo uma resistência muito melhor do que de outros aracnídeos, esse tipo é um tipo de aranha muito resistente. as aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas tem um veneno mais poderoso do que outras aranhas (dependendo da espécie).

Anatomia[editar | editar código-fonte]

As aranhas-saltadoras tem os olhos mais desenvolvidos e complexos de todos os artrópodes. Elas também são as únicas aranhas que podem ver faixas de cores. A maioria das aranhas geralmente não consegue ver além de uma distância de alguns centímetros. Usando centenas de pelos existentes no final de cada perna, que apresentam em suas pontas, minúsculos pontas, o que dão a Aranha-Papa-Mosca fricção a todos tipos de ângulos.

Veneno e alimentação[editar | editar código-fonte]

Apesar de seu veneno ser letal para suas presas, em humanos ele é considerado prejudicial. Porem podem causar apenas irritação na pele e reações alérgicas em algumas pessoas. Se conhece poucos casos fatais pela picada desta aranha. Se alimentam basicamente de pequenos insetos e de outras aranhas.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Seu período de reprodução acontece do Outono até a Primavera. A fêmea constrói um saco incubatório com sua seda em local escondido(escuro e apertado) e deposita dentro deste, de 25 até 40 ovos. O período de incubação dura cerca de 3 semanas e nascidos, os filhotes já saem totalmente independentes.

Utilidade[editar | editar código-fonte]

Elas ajudam no controle de diversos insetos indesejados.

Sistemática[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Xian-Jin Peng, I-Min Tso e Shu-Qiang Li, Five New and Four Newly Recorded Species of Jumping Spiders from Taiwan (Araneae: Salticidae). Zoological Studies 41(1): 1-12 (2002). Documento electrónico acedido em 2006-07-07.