Miturgidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMiturgidae
Aranha da família Miturgidae.
Aranha da família Miturgidae.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Secção: Entelegynae
Família: Miturgidae
Simon, 1885
Diversidade
26 géneros, 351 espécies
Distribuição geográfica

Subfamílias e géneros
Ver texto.

Miturgidae é uma família de aranhas araneomorfas, carcaterizada pela sua grande diversidade e distribuição natural quase cosmopolita, estando apenas ausente das regiões polares, de parte da América do Norte e da Península Arábica. A picada de algumas espécies desta família pode ser perigosa para os humanos devido à citotoxicidade do seu veneno.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Mais de metade das 351 espécies correntemente descritas nesta família pertencem ao género Cheiracanthium, táxon inicialmente incluído na família Clubionidae. Este género, com ampla presença em África, por exemplo nos campos de algodão do Egipto, está tembém bem representado nas Américas, embora provavelmente em resultado de introduções acidentais, já que teria distribuição natural confinada ao Paleártico. Nos Estados Unidos há duas espécies obviamente introduzidas.

As espécies incluídas nesta família são predadores benéficos para a agricultura. A espécie Cheiracanthium inclusum tem sido objecto de numerosos estudos para determinar a sua importância no controlo biológico de pragas agrícolas, em especial de insectos no sudoeste dos Estados Unidos, sabendo-se que esta espécie não é muito perigosa para os humanos.

O género Syspira, que ocorre nos Estados Unidos e México, tem uma ligera semelhança com a família Lycosidae.

Teminius, um género tropical das Américas, caracteriza-se pela presença de pêlos grossos, em forma de escova, situados na parte inferior do tarso.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A família Miturgidae tem presentemente validamente descritas cerca de 351 espécies, das quais 193 pertencem ao género Cheiracanthium, agrupados nas seguintes subfamílias e géneros:[1]

Subfamília Eutichurinae

Subfamília Miturginae

Subfamília Systariinae

Incertae sedis

Notas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Miturgidae
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Miturgidae