Agelenidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAgelenidae
Agelenopsis naevia (fêmea).

Agelenopsis naevia (fêmea).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Superfamília: Agelenoidea
Família: Agelenidae
C. L. Koch, 1837
Diversidade
41 géneros, 500 espécies
Distribuição geográfica
Distribution.agelenidae.1.png
Géneros
Ver texto.
Tegenaria duellica (em fuga).

Agelenidae é uma família de aranhas araneomorfas sedentárias, construtoras de teias em tubo com zonas estendidas em "toalha". A família inclui cerca de 500 espécies agrupadas 40 géneros com ampla dispersão geográfica. Inclui algumas espécies de dimensões comparativamente grande (10–15 mm) e a espécie europeia venenosa para humanos Tegenaria agrestis (introduzida no noroeste da América do Norte). Os géneros mais conhecidos são Agelenopsis, Hololena e Agelena.[1] Este último género inclui várias aranhas semi-sociais que vivem em complexas redes comunais em África, incluindo Agelena consociata. Sem serem eussociais, a estrutura social dessas aranhas inclui a cooperação na captura de presas e o cuidado dos juvenis.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A aranha caminha sempre sobre a teia e permanece geralmente dentro das zonas tubulares que se encontram mais abrigadas. O número de tubos, aberturas e tamanho das toalhas varia muito com as espécies.

Possuem um par de pulmões lamelados e um sistema traqueal com uma abertura única na zona ventral posterior do abdómen. A carapaça tem as duas regiões bem distintas com a zona cefálica comprida e estreita e a zona torácica mais larga e aplanada. Os ocelos são em número de 8 distribuídos em duas linhas transversais de 4. Quelíceras robustas e dentadas e corpo coberto de pelos.[2]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A família Agelenidae inclui os seguintes géneros:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Apesar das suas dimensões e de algumas serem venenosas para os humanos, estas aranhas não devem ser confundidas com as tarântulas ou com Atrax e Hadronyche, géneros incluídos na subordem Mygalomorphae. As tarântulas venenosas incluem as conhecidas espécies do género Hexathelidae (aranhas de Sydney).
  2. «Descrição da Família Agelenidae». Aranhas.info. Consultado em 16 de janeiro de 2010 

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Agelenidae
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Agelenidae