Saltar para o conteúdo

Marcelo Gastaldi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 186.193.51.219 para a última versão por Salebot (Huggle)
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 56: Linha 56:
Faleceu em agosto de [[1995]] devido a uma baixa em seu sistema imunológico, causado pelo agravamento de sua diabetes.
Faleceu em agosto de [[1995]] devido a uma baixa em seu sistema imunológico, causado pelo agravamento de sua diabetes.


Will segundo dublador de marcos souza
=={{Ligações externas}}==
*{{imdb nome|id=0309396}}

{{esboço-ator}}

[[Categoria:Atores do Brasil]]
[[Categoria:Dubladores do Brasil]]
[[Categoria:Cantores do Brasil]]

Revisão das 00h13min de 18 de novembro de 2010

Marcelo Gastaldi
Nascimento 20 de outubro de 1944
São Paulo
Morte 1995
Ocupação ator, diretor e produtor

Marcelo Gastaldi (São Paulo, 20 de outubro de 19441995) foi um ator, dublador e cantor brasileiro.

Carreira

Dublador

Ficou famoso por dar voz às personagem Chaves e Chapolin, das séries mexicanas homônimas e também fazia a voz que ditava as características do Chapolin no início do programa. Também é dele a voz de Charlie Brown, do Wada em Spectreman, do personagem principal Ralph em Super Herói Americano, um dos personagens do desenho The Raccoons, PC em Popples, Saber Rider na série animada homonima,o personagem de James Spader em Tuff Turf e John em John e Yoko - Uma História de Amor, e de várias outras personagens de desenho animado, entre eles personagens secundários no desenho clássico do Pica-Pau como em "Magica Trágica" onde dublava o mágico. Também era a voz que anunciava alguns dos episódios. Foi ainda ele a cantar a canção The Bright Side of Life, na versão brasileira do filme dos Monty Python "A Vida de Brian".

Era diretor de dublagem e dublador na Maga Produções Artísticas, uma espécie de sub-empresa do Grupo Silvio Santos, através da qual, a TVS (atual SBT), realizava as dublagens de filmes, desenhos e séries, a serem exibidos pelo canal nas décadas de 80 e 90.

O dublador iniciou sua carreira em dublagem nos anos 60 em séries como A Noviça Voadora (AIC, na voz de Carlos). Mais tarde atuou no desenho Snoopy (Maga, na voz de Charlie Brown e do locutor), nas séries Chaves e Chapolin (Maga, nas vozes dos mesmos), O Super Herói Americano (Maga, na voz do protagonista Ralph), em filmes do ator Jerry Lewis, na série Batman (AIC, na voz do vilão Traça), Spectreman (Com Arte, na voz de Wada) e Os Monkees (AIC, na voz de Michael Nesmith), entre outros.

A Maga (MArcelo GAstaldi), apareceu logo após o fechamento dos estúdios Com Arte e Elenco, também ligados à emissora de Silvio Santos. As duas companhias de dublagens, utilizaram o mesmo "cast" de dubladores, os mesmos estúdios e equipamentos. Na verdade a Maga não era um estúdio, e sim uma cooperativa de dubladores. Atualmente é o Estúdio Marshmallow.

Constantemente, as aberturas dos filmes, desenhos e séries, passaram a omitir o nome da empresa responsável pela dublagem. Talvez, pelo fato das dificuldades de comercialização do produto para com as outras emissoras. No início das produções, o locutor narrava - "Versão: Maga. Dublado nos estúdios da TVS". Contudo, permanecem os créditos em alguns casos como Herbert Richers, responsável pela dublagem da Rede Globo.

O núcleo de dublagem do SBT foi extinto por completo no início dos anos 90, sendo tais profissionais descartados. Mas, no entanto, até hoje seus trabalhos são exibidos, como no caso de "Chaves", por exemplo. No caso do desenho "Snoopy", foi realizada outra dublagem (VTI-Rio). Nos filmes da série "A Hora do Pesadelo", idem.

Ator

Como ator, participou de 3 seriados de TV nos anos 1960 e 1970, dentre elas Regina e o Dragão de Ouro. Trabalhou nas novelas Eu Amo Esse Homem em 1964, da TV Paulista e Sombras do Passado em 1983, do SBT (que foi dirigida por Líbero Miguel e que contou também com a participação dos dubladores Cecília Lemes e Mário Vilela). Gastaldi ainda produziu e atuou em um seriado inspirado em Chaves junto com outros dubladores das séries chamado Feroz e Mau-Mau, aonde interpretava o personagem Mau-Mau.

Chegou ser um dos apresentadores de cursos de "madureza ginasial" (atual supletivo), produzido nos anos 70 pela TV Cultura de São Paulo. Eram aulas de matemática teatralizadas, onde ele contracenava com o ator Carlos Zara. Além de Gastaldi, vários atores ainda não muito populares na época, participavam dessas aulas. Por exemplo, Luiz Carlos Arutin e Lutero Luiz.

As outras disciplinas, contavam com apresentações de Luciano Ramos e Rodolfo Mayer (história) além de Branca Ribeiro (geografia).

Cantor

Foi membro do grupo Os Iguais da Jovem Guarda, junto com Mário Lúcio de Freitas, Antônio Marcos e Appolo Mori.

Morte

Faleceu em agosto de 1995 devido a uma baixa em seu sistema imunológico, causado pelo agravamento de sua diabetes.

Will segundo dublador de marcos souza