Marco Juniano Justino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Justino (desambiguação).
Marco Juniano Justino
Nascimento Século II
Morte Século II
Cidadania Roma Antiga
Ocupação historiador, escritor

Marco Juniano Justino ou Justino Frontino ou Justino (em latim Marcus Iunian(i)us Iustinus) foi um historiador romano de datação incerta. São Jerônimo faz referência a ele em seu Comentário a Daniel, o que permite apenas que se considere uma data limite para a escrita de seu texto. Com isso, embora a datação mais aceita seja o final do século II, início do III, estudiosos oscilam entre os séculos II e V[1].

Epitome historiarum Trogi Pompeii

É o autor do Epítome das Histórias Filípicas de Pompeio Trogo (em latim, a obra recebe diferentes títulos, como Pompei Trogi Epitoma Historiarum Liber XLIIII)[2], um livro que ele próprio descreve no seu prefácio com uma antologia, realizada a partir do texto de Trogo, do que considerava mais digno ao conhecimento e ao modelo[3]. A temática histórica da obra se estende de Nino, rei dos assírios, até a dominação da Hispânia por Augusto.

As Histórias Filípicas de Trogo perderam-se, mas o prólogo do texto foi preservado por Plínio, o Velho e outros escritores, o que permite considerar aquilo que Justino teria omitido em seu texto. O tema principal de Trogo foi a ascensão e história da monarquia macedônica, embora Justino se permitisse certas licenças, o que resultou em uma antologia e não um resumo (ou epítome) do trabalho de Trogo.

O Epítome foi usado em larga medida durante a Idade Média, pois o autor foi confundido em muitas ocasiões com São Justino.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Arnaud-Lindet, Marie-Pierre (2003). «Introduction». Consultado em 15 mar. 2021 
  2. Smith, William (2005). A Dictionary of Greek and Roman biography and mythology. By various writers. Ed. by William Smith. Illustrated by numerous engravings on wood. [S.l.: s.n.] 
  3. Yardley, John (1994). «The literary background to Justin / Trogus». The Ancient History Bulletin. Consultado em 15 mar. 2021