Marco Servílio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marco Servílio
Cônsul do Império Romano
Consulado 3 d.C.

Marco Servílio (em latim: Marcus Servilius) foi um senador romano da gente Servília eleito cônsul em 3 d.C. com Lúcio Élio Lamia. Servílio era filho de Marco Servílio, tribuno da plebe em 43 a.C.[1] e ambos eram descendentes de Caio Servílio Gêmino, o pretor que renunciou ao seu status de patrício[2].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tácito menciona Servílio duas vezes de passagem. A primeira em 17, quando o imperador Tibério entregou-lhe todas as propriedades de Patuleio, um rico equestre, apesar de Patuleio ter nomeado o imperador como seu herdeiro. Ao fazê-lo, Tibério comentou que "a nobreza deve ser suportada pela riqueza", sugerindo que Servílio era relativamente pobre comparado aos demais senadores[3]. A segunda menção foi quando Emília Lépida, ex-esposa de Públio Sulpício Quirino, estava sendo julgada por adultério, tentativa de homicídio por envenenamento e uso de astrologia contra a família imperial. O imperador Tibério, que presidiu o caso, obrigou Servílio a testemunhar em defesa de Quirino[4]. Ronald Syme lembra que uma inscrição de Antioquia na Pisídia sugere que Servílio e Quirino eram provavelmente amigos: nela os dois aparecem como duúnviros honorários da cidade. "Quirino havia sido nomeado legado de César no governo da província da Galácia-Panfília", continua Syme, "Qual seria então o status e função que explicaria a homenagem a Servílio? Talvez um legado sob Quirino em sua guerra contra os homonadenses. Talvez governador da Galácia — antes ou depois de seu consulado"[5].

Família[editar | editar código-fonte]

Servílio se casou com uma mulher da gente Nônia que Marco Antônio proscreveu por causa de uma gema valiosa[6]. O filho dos dois foi o historiador Servílio Noninano, cônsul em 35[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cônsul do Império Romano
Precedido por:
Públio Vinício

com Públio Alfeno Varo
com Públio Cornélio Lêntulo Cipião
com Tito Quíncio Crispino Valeriano

Lúcio Élio Lamia
3

com Marco Servílio
com Públio Sílio (suf.)
com Lúcio Volúsio Saturnino (suf.)

Sucedido por:
Sexto Élio Cato

com Caio Sêncio Saturnino
com Cneu Sêncio Saturnino (suf.)
com Caio Clódio Licino (suf.)


Referências

  1. Ronald Syme, "The Historian Servilius Nonianus", Hermes, 92. Bd (1964), p. 410
  2. a b Syme, "Servilius Nonianus", p. 409
  3. Tácito, Anais II.48
  4. Tácito, Anais III.22
  5. Syme, "Servilius Nonianus", p. 412
  6. Plínio, História Natural XXXVII.81