Margaret Buckingham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Margaret Buckingham
Nascimento 2 de março de 1945 (79 anos)
Nacionalidade França Francesa
Alma mater Universidade de Oxford
Prêmios Medalha de Ouro CNRS (2013)
Instituições Instituto Pasteur
Campo(s) Biologia do desenvolvimento

Margaret Buckingham (2 de março de 1945) é uma biologista do desenvolvimento britânico-francesa. É professora do Instituto Pasteur em Paris.

Leben[editar | editar código-fonte]

Buckingham estudou biologia na Universidade de Oxford, onde obteve um doutorado em 1971. Sua tese foi sobre a modificação de histonas. Em 1971 foi para Paris trabalhar no Instituto Pasteur no grupo de François Gros, onde pesquisou a regulação do m-RNA pela diferenciação de esqueleto muscular. Pesquisou desde 1975 para o Centre national de la recherche scientifique (CNRS) como diretora de grupo e foi depois diretora de pesquisa. É desde 1992 professora do Instituto Pasteur.

Tem as nacionalidades britânica e francesa. Nasceu na Escócia.

Condecorações e associações[editar | editar código-fonte]

Em 2013 recebeu a Medalha de Ouro CNRS, depois de já ter cecebido a medalha de prata de 1999. É membro da Académie des Sciences, membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, membro da Academia Europaea (1998), da Royal Society (2013)[1] e fellow da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO). Em 2002 foi cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra e em 2008 oficial da Ordem Nacional do Mérito.

Foi de 2006 a 2012 presidente da Société Française de Biologie du Développement (SFBD).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Philippe Descola
Medalha de Ouro CNRS
2013
Sucedido por
Gérard Berry