Margarida do Palatinado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Margarida do Palatinado
Margarida do Palatinado
Margarida do Palatindo, Duquesa da Lorena
Duquesa da Lorena
Reinado 1393-1434
Antecessor(a) Sofia de Württemberg
Sucessor(a) Isabel da Lorena
 
Nascimento 1376
Morte 26 de agosto de 1434 (58 anos)
  Einville-au-Jard (Lunéville)
Cônjuge Carlos II da Lorena
Descendência Isabel, Duquesa da Lorena
Catarina, Marquesa de Baden
Casa Wittelsbach (por nascimento)
Lorena (por casamento)
Pai Roberto Conde palatino e imperador
Mãe Isabel de Nuremberga

Margarida do Palatinado (em alemão: Margarete von der Pfalz e em francês: Marguerite du Palatinat; 137626 de agosto de 1434) era a filha mais velha de Roberto, conde palatino do Reno e, mais tarde, imperador, e de Isabel de Nuremberga.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre a juventude de Margarida.

Era sobrinha-neta de Brígida da Suécia, parente das rainhas Santa Isabel da Hungria e Santa Isabel de Portugal, três soberanas canonizadas e que a inspiraram. Levou uma vida muito piedosa e caridosa mas, apesar de vários pedidos, nunca foi beatificada pela Igreja Católica.

O seu guia espiritual foi o Cartuxo Adolfo de Essen que ela conheceu em Sierck em 1403 e que, com seu apoio, propagou a prática do rosário. Ela era a protetora da capela Notre-Dame-du-Rosaire de Marienfloss[1] fundada em 1415 por Adolfo.[2]

A duquesa Margarida suporta com dignidade o adultério de seu marido com a belíssima Alison du May. Em 1419, a Duquesa, abandonada pelo marido, abraçou a vida religiosa e mudou-se para Marienfloss.[3]

Ela morreu a 26 de agosto de 1434 em Einville-au-Jard, próximo de Lunéville, e foi sepultada na igreja da Colegiada de Saint-Georges, em Nancy. O seu corpo viria a ser transladado para o panteão ducal em 1746 a pedido do imperador Francisco I.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Retrato imaginário de Carlos II e de Margarida do Palatinado (século XVII)

A 16 de fevereiro de 1393, Margarida, com apenas 16 anos de idade, casou, em Kaiserslautern, com o duque Carlos II da Lorena, doze anos mais velho. Dada a sua consanguinidade, o Papa deu a necessária dispensa. Desse casamento nasceram quatro filhos mas apenas duas meninas atingiram a idade adulta:

Referências

  1. Em Sierck-les-Bains
  2. A capela de Marienfloss
  3. Os cartuxos deixaram Marienfloss em 1431.
  4. Bogdan 2007, p. 284.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em francês) Jacqueline Carolus-Curien, Pauvres duchesses, l'envers du décor à la cour de Lorraine. Edições Serpenoise, Metz, 2007, Pág. 24-39. ISBN 978-2-87692-715-5.
  • (em francês) Henry Bogdan, La Lorraine des Ducs, Edições Perrin, 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]