Maria Adelaide de Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria Adelaide
Grã-Duquesa de Luxemburgo
Reinado 25 de fevereiro de 1912 - 14 de janeiro de 1919
Predecessor Guilherme IV de Luxemburgo
Sucessora Carlota de Luxemburgo
 
Casa Nassau-Weilburg
Nome completo
Maria Adelaide Teresa Hilda Antônia Guilhermina de Nassau-Weilburg
Nascimento 14 de junho de 1894
  Castelo de Berg, Colmar-Berg, Luxemburgo
Morte 24 de janeiro de 1924 (29 anos)
  Castelo de Hohenburg, Lenggries, Alemanha
Enterro Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo
Pai Guilherme IV de Luxemburgo
Mãe Maria Ana de Bragança

Maria Adelaide de Luxemburgo (Castelo de Berg, 14 de junho de 1894Hohenburg, 24 de janeiro de 1924) foi a filha mais velha e sucessora do grão-duque Guilherme IV de Luxemburgo e de sua consorte, Maria Ana de Bragança. Seus avós maternos foram o rei Miguel I de Portugal e Adelaide de Rosenberg.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maria Adelaide, a mais velha de seis filhas, foi proclamada herdeira presuntiva em 10 de julho de 1907, para resolver a crise de sucessão. Quando seu pai morreu, em 25 de fevereiro de 1912, tornou-se a primeira grã-duquesa reinante de Luxemburgo. Ela foi também a primeira monarca de Luxemburgo, desde 1216, que nasceu dentro do país.

Muito interessada em política, Maria Adelaide participou ativamente do governo e da vida política do grão-ducado. Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma relação cordial com os ocupadores germânicos, os quais criticou duramente depois do fim da guerra.

Embora não tenha feito nada inconstitucional, vozes no parlamento começaram a exigir sua abdicação em janeiro de 1919. Ao mesmo tempo, figuras políticas proeminentes na França e na Bélgica começaram a expor planos para anexar o grão-ducado ao seu território. Depois de consultar o primeiro-ministro, Maria Adelaide abdicou no dia 14 de janeiro de 1919, sendo sucedida por sua irmã, Carlota.

Maria Adelaide entrou para um convento em Módena, com o nome de "Irmã Maria dos Pobres", e morreu no Castelo de Hohenburg, de gripe, aos vinte e nove anos de idade.

Precedido por
Guilherme IV
Grã-Duquesa de Luxemburgo
1912–1919
Sucedido por
Carlota
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Maria Adelaide de Luxemburgo