Marques Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura militar e político português Marques Júnior, veja António Alves Marques Júnior.
Marques Júnior
Marques Júnior
Nascimento 1887
Rio de Janeiro
Morte 1960
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação pintor
Empregador(a) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Augusto José Marques Júnior (Rio de Janeiro, 1887 — Rio de Janeiro, 1960) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes em 1905, onde foi orientado por Daniel Bérard, Zeferino da Costa, Eliseu Visconti e Batista da Costa.

Em 1917, conquistou o Prêmio de Viagem à Europa, em concurso que disputou com seu contemporâneo Henrique Cavalleiro. Viajou para a França, se estabelecendo em Paris, cidade onde permaneceu até 1922 e onde freqüentou a Académie de la Grande Chaumière.

Quase ao fim de sua estadia na Europa, o ateliê particular que mantinha incendiou-se e boa parte de sua produção se perdeu; ainda assim, de volta ao Brasil, conseguiu reunir trabalhos suficientes para expor com sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Logo depois de sua volta, foi nomeado docente livre da Escola Nacional de Belas Artes, e mais tarde regeu interinamente as cadeiras de Desenho artístico, entre 1934 e 1937, e Pintura, de 1938 a 1949. Exerceu ainda o cargo de professor contratado de Desenho de croquis e professor catedrático de Desenho de modelo vivo, aposentando-se em 1957.

Foi vice-diretor da Escola Nacional de Belas Artes, presidiu a Sociedade Brasileira de Belas Artes (1915/1916) e foi membro do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]