Mattafix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mattafix
Mattafix
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País Reino Unido
Gênero(s) Hip hop, rap, R&B, reggae, dancehall, blues, jazz, soul, música do mundo
Período em atividade 2005 - presente
Gravadora(s) Virgin Records (EMI), Angel Records, Beegood Limited, Buddhist Punk
Integrantes Marlon Roudette
Preetesh Hirji
Página oficial Mattafix.com

Mattafix são uma duo britânica, constituído por Marlon Roudette e Preetesh Hirji.[1] A sua música é uma fusão entre o Hip hop, rap e R&B. Ganharam o Sopot International Song Festival, em 2006.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marlon Roudette nasceu em Londres e cresceu na ilha caribenha de São Vicente e Granadinas com a sua mãe e irmã depois de se mudarem para lá quando ele era apenas uma criança. Preetesh Hirji nasceu em Londres, filho de pais indianos.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

2005 - 2006: Signs of a Struggle[editar | editar código-fonte]

Mattafix lançaram o seu primeiro single "11.30 (Dirtiest Trick in Town)" como edição limitada pela Buddhist Punk Records a 13 de Janeiro de 2005. Contudo a canção nunca entrou em nenhuma tabela musical.

O segundo single, "Big City Life", foi lançado através da EMI a 8 de Agosto de 2005. Sendo mais considerável do que o primeiro lançamento, atingiu a décima quinta posição no UK Singles Chart e o topo na Alemanha, Polónia, Áustria, Itália, Suíça e Nova Zelândia. Foi também bem sucedido em mais alguns dos países da Europa, alcançando o top 20. Foi incluindo na banda sonora do jogo electrónico, FIFA World Cup Germany 2006, desenvolvido pela EA Sports.

Signs of a Struggle recebeu críticas positivas e teve alguma margem de mercado em alguns países da Europa durante 2006.

A dupla auxiliou as digressões de Jem e Joss Stone no Reino Unido para promover o seu álbum, e ainda abriu uma das actuações de Sting em Milão, para mais de 100,000 pessoas.

O quarto single, "To & Fro", foi lançado a 13 de Março de 2006, apenas em formato digital no Reino Unido.

2007 - presente: Rhythm & Hymns[editar | editar código-fonte]

A 7 de Setembro de 2007, Mattafix lançaram o primeiro single, "Living Darfur", para promover o segundo álbum de estúdio Rhythm & Hymns. Foi lançado fisicamente a 22 de Outubro de 2007. A faixa fez parte da campanha para salvar Darfur. Trabalhando com diversas agências humanitárias da região, a banda filmou o vídeo musical para a canção no campo de refugiados do local.[2]

O álbum foi lançado a 23 de Novembro de 2007 na maioria dos países da Europa. Na Austrália, foi lançado a 17 de Novembro de 2007.

Mattafix fizeram uma versão misturada de "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)", canção de Lady Gaga. Esse remix apareceu no EP da cantora no iTunes.[3]

Referências

  1. «"Overview » Mattafix"» (em inglês). Allmusic. Consultado em 28 de Fevereiro de 2010 
  2. Pete Lewis. «"MATTAFIX: NO PROBLEM"» (em inglês). Blues & Soul. Consultado em 28 de Fevereiro de 2010 
  3. «"Lady Gaga - Eh, Eh Remix EP"» (em inglês). iTunes. Consultado em 28 de Fevereiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]