Mazda Lantis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mazda Lantis
Mazda Lantis
Visão geral
Nomes
alternativos
323F
Astina
Allegro Hatchback (Colômbia e outros países da América Latina)
Artis Hatchback (Chile)
Fabricante Mazda
Cronologia
Mazda Familia Astina

O Lantis foi um coupé produzido pela Mazda, que teve duas versões (4 e 5 portas) vendidas no Japão entre 1993 e 1996. No resto do mundo também foi vendido com a designação 323F ou Astina, Allegro Hatchback (Colômbia e outros países da América Latina) ou Artis Hatchback (Chile).

Sumário[editar | editar código-fonte]

Mazda Lantis V6 versão Europeia
Mazda Lantis V6 versão Europeia

O Mazda Lantis usa a plataforma CB da Mazda, o que indica semelhanças de base com Xedos 6 e o 626 de 1994-1997. Tem tracção frontal com opção de transmissão manual ou automática.

Há duas variantes de carroçaria: um sedan de 4-portas (apenas vendido no Japão) e um "4-portas coupé" assim chamado pela Mazda mas que é no fundo um 5-portas hatchback.

Este modelo foi desenhado por Ginger (Arnold) Ostle, que tinha estado na Porsche antes de ter vindo para a Mazda, considerando alguns que por isso há alguma semelhança de estilos.

Entre o equipamento de série está direcção assistida, vidros e espelhos eléctricos e fecho central. Uma característica original é a ausência de friso nos vidros das portas sendo um pormenor inédito num carro de segmento familiar.

Na altura da apresentação o carro foi vendido nos vários representantes da marca no Japão Efini e Eunos mas as vendas nunca foram tão bem sucedidas como na Europa onde foi bastante apreciado.

O nome Lantis vem do Latim "Latens Curtis" que pode ser traduzido como "segredo reduzido".

Mais uma curiosidade o Astina foi seleccionado por "Jackie Chan" para um troféu em 1995 e 1996 no Macau Grand Prix tendo sido conduzido pelo actor de Hong Kong com um piloto de corridas ao lado para o apoiar.

Motores:

Apesar de não aparecer indicado o motor aplicado em cada carro a versão V6 tem diversas diferenças sendo as 5 porcas por roda a mais fiável pois as diferenças estéticas são facilmente reproduzidas.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

  • 24/08/1993 – Apresentação oficial
  • 01/09/1993 – Inicio da comercialização
  • Fev/1994 – Versão limitada Type G no Japão
  • Junho/1994 – Alteração das cores para o Coupe
  • Julho/1995 – Introdução da cor branca Shasutohowaito
  • Agosto/1996 – Introdução de melhorias – restyle
  • Agosto/1997 – Produção descontinuada – continua no estrangeiro
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mazda Lantis
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.