Meio-jogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
abcdefgh
8
a8 preto torre
d8 preto rainha
h8 preto rei
a7 preto peão
b7 preto cavalo
e7 preto bispo
f7 preto peão
g7 preto torre
h7 preto peão
e6 preto peão
f6 branco cavalo
g6 preto peão
c5 preto peão
e5 branco peão
f5 preto bispo
g5 branco rainha
d4 preto peão
f4 branco peão
f3 branco cavalo
g3 branco torre
a2 branco peão
b2 branco peão
c2 branco peão
g2 branco peão
h2 branco peão
c1 branco bispo
f1 branco torre
g1 branco rei
8
77
66
55
44
33
22
11
abcdefgh
Posição do meio-jogo da partida Joseph Henry Blackburne - Siegbert Tarrasch, 1889. Último movimento foi feito pelas brancas, 26.Dg5, enquanto que o próximo das pretas seria 26...Cd6.

O meio-jogo no xadrez refere-se à porção do jogo que ocorre imediatamente após a abertura, e continua até transicionar no final, esta geralmente começando quando damas são trocadas, embora se várias peças ainda permanecem no jogo pode-se dizer que o jogo é um “meio-jogo sem rainhas”. Durante o meio-jogo, os jogadores tentarão fortalecer suas posições e enfraquecer a do seu oponente, através do posicionamento cauteloso das peças para ataques e defesas preparadas.

A transição entre a abertura e o meio-jogo, e desta para o final, não é sempre certa. Em comparação com a abertura, ambos os jogadores geralmente terão completado o desenvolvimento da maioria das peças (com exceção do Rei), e a força destas peças torna o papel dos reis primariamente defensivo nesta fase. Fatores como o controle do centro são mais importantes no meio-jogo do que no final. Existem várias opiniões e critérios diferentes sobre quando o meio-jogo termina e o final começa.

A teoria do xadrez no meio-jogo é menos desenvolvido do que a das aberturas ou a de final de jogos. Visto que posições do meio-jogo variam significativamente de jogo a jogo, memorização de variações teoréticas não são possíveis da mesma maneira que são como na abertura. Além disso, o meio-jogo contém, no geral, peças demais para a análise teorética de posições, em comparação com o final.

A última etapa do meio-jogo é transição para o final. Visto que vários finais do xadrez envolvem a promoção de um peão, recomenda-se que trocas de peões sejam no meio-jogo sejam feitas com cuidado. Por exemplo, o campeão mundial Max Euwe considerou uma preponderância de peões no lado da rainha uma vantagem pois isto pode ser utilizado para criar um peão passado.[1]

Referências

  1. «Pawn Majority». chesslodge.com. 17 de fevereiro de 2007. Consultado em 21 de março de 2009 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.