Meir Shalev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Meir Shalev
Nome nativo מאיר שלו
Nascimento 29 de julho de 1948 (69 anos)
Nahalal
Residência Jerusalém
Cidadania Israel
Alma mater Universidade Hebraica de Jerusalém
Ocupação escritor, jornalista, apresentador de televisão, escritor de literatura infantil
Empregador Yedioth Ahronoth

Meir Shalev (em hebraico: מאיר שלו) é um escritor israelense nascido em 1948 no moshav de Nahalal, filho do poeta Yitzhak Shalev. Ele escreve romances e ensaios, assim como livros infantis com grande sucesso. É um dos escritores mais famosos e premiados de Israel. Seus livros foram traduzidos para mais de 20 idiomas e são bestsellers, principalmente na Holanda, Itália e Alemanha. Em Israel, Shalev é um verdadeiro fenômeno de vendas. Atualmente Shalev reside em Jerusalém e contribui regularmente para o periódico Yedioth Ahronoth.

Um de seus livros mais conhecidos é "O Menino e o Pombo" ("Yona V'naar"), lançado no Brasil pela Bertrand Brasil. A primeira novela do escritor ("A Montanha Azul") saiu em 1988. Antes disso ele já havia ganho inúmeros prêmios literários em Israel e no Exterior, como o Prêmio Brenner e o Bialik.