Melchor Liñán y Cisneros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Melchor Liñán y Cisneros.

Melchor Liñán y Cisneros, chamado às vezes de Melchor de Liñán y Cisneros (Torrelaguna, Madrid, Espanha, 19 de dezembro de 1629 - Lima, Peru, 28 de junho de 1708) foi um religioso e político espanhol. Foi Vice-rei do Peru de 7 de julho de 1678 até 20 de novembro de 1681.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou teologia na Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares, onde obteve seu doutorado. Mais tarde tornou-se capelão em Buitrago. Foi também calificador (censor) do Santo Ofício da Inquisição. Chegou na América em 1664, como bispo de Santa Marta. Em 1666 tornou-se bispo de Popoyán, e então arcebispo de Charcas em 1667.

Ele foi enviado como visitador (inspector) para o Novo Reino de Granada, atual Colômbia, em 1671, devido à inatividade de Diego de Villalba y Toledo, presidente da Real Audiência local. Ele substituiu Villabla nessa posição em 2 de junho de 1671. Ao mesmo tempo, serviu como governador interino e capitão-general do Novo Reino de Granada.

Ele era arcebispo de Lima, em 1678, quando foi nomeado vice-rei do Peru. Como vice-rei, melhorou as fortificações do porto de Callao para se defender contra os ataques de flibusteiros neerlandeses. Suprimiu as rebeliões do clero, que se opuseram à nomeação de prelados da Espanha, especialmente os franciscanos e dominicanos de Cusco e Quito.

Com a morte do astrônomo peruano Francisco Ruiz Lozano, o vice-rei Liñán y Cisneros (com a aprovação da Coroa) deu uma posição permanente à matemática na Universidade de São Marcos. A matemática foi associada à cadeira de cosmografia. Foi Juan Ramón Koening, um belga, que assumiu a presidência.[1]

Como recompensa por seus serviços, a Coroa espanhola concedeu à Liñán y Cisneros o título de Conde de la Puebla de los Valles. Ele também escreveu a ópera Ofensa y defensa de la libertad eclesiástica (Ataque e defesa da liberdade eclesiástica). Morreu em Lima, em 1708.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hanke, Lewis: Los virreyes españoles en América durante el gobierno de la casa de Austria (Madrid, 1978).
  • Mendiburu, Manuel: Diccionario histórico-biográfico del Perú. Parte primera que corresponde a la época de la dominación española. Tomo V. Lima, 1882.
  • Tauro del Pino, Alberto: Enciclopedia Ilustrada del Perú. Tercera Edición. Tomo 9. JAB-LLO. Lima, PEISA, 2001. ISBN 9972-40-158-8
  • Vargas Ugarte, Rubén: Historia General del Perú. Tercer Tomo. Virreinato (1596-1689). Primera Edición. Editor Carlos Milla Batres. Lima, Perú, 1966.
Precedido por
Baltasar de la Cueva Enríquez
Vice-rei do Peru
16781681
Sucedido por
Melchor de Navarra y Rocafull
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.