Memex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Memex (amálgama de memory + index) foi uma máquina visionária imaginada para auxiliar a memória e guardar conhecimentos. O cientista americano Vannevar Bush anunciou-a em 1945, no célebre artigo intitulado As We May Think. A partir da idéia de que a soma dos conhecimentos aumentava em um ritmo prodigioso, e não encontrava contrapartida em relação à evolução dos meios de armazenamento e acesso aos dados. Observando o funcionamento da mente humana, segundo ele, operando sempre por meio de associações, Bush imaginou e descreveu de maneira detalhada uma máquina capaz de estocar montanhas de informação, para posterior e rápida recuperação. Tal engenho, concebido para suprir as "falhas da memória humana" através de recursos mecânicos, é considerado o precursor do conceito de hipertexto.

Trilhas Associativas[editar | editar código-fonte]

No modelo idealizado por Bush, diversas associações podem ser feitas à mesma palavra ou ideia. Informações disponíveis são aproximadas, formando trilhas de associação. A inspiração do processo seria a própria mente humana "pula de uma representação para outra ao longo de uma rede intrincada, desenha trilhas que se bifurcam, tece uma trama infinitamente mais complicada do que os bancos de dados de hoje ou os sistemas de informação de fichas perfuradas existentes em 1945". [1]

O Memex permitiria ao leitor acrescentar notas e comentários pessoais ao texto. Esse modelo serviu de base para a criação do Co-link, programa que permite que qualquer usuário anexe caminhos diferentes em um mesmo link. Cada vez que o usuário clicasse em uma palavra de seu interesse, todos os assuntos referentes à esse tema que foram acrescidos por terceiros apareceriam-lhe em uma lista. Só então o usuário decidiria qual das abordagens para o mesmo assunto lhe interessava. Assim, uma imensa rede de armazenamento se cria em volta de palavras-chave.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.