Memorial Chiang Kai-shek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Memorial Chiang Kai-shek

Memorial Nacional Chiang Kai-shek (chinês tradicional: 中正紀念堂, chinês simplificado: 中正纪念堂) é um monumento nacional de Taiwan, erguido em memória de Chiang Kai-shek, ex-presidente da República da China. Ele está localizado no distrito Zhongzheng em Taipé, a capital do país.

O monumento é cercado por um parque e a estrutura principal está enquadrada a norte e a sul pelo Teatro Nacional e pela Ópera Nacional de Taiwan.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Depois que o presidente Chiang Kai-shek morreu em 5 de abril de 1975, o poder executivo do governo taiwanês estabeleceu um comitê para construir um memorial em sua homenagem. O projeto, do arquiteto Yang Cho-cheng, foi escolhido em um concurso e incorporou muitos elementos da arquitetura tradicional chinesa, com inspiração no Mausoléu de Sun Yat-sen, localizado em Nanquim, na China. A pedra fundamental do memorial foi lançada em 31 de outubro de 1976, no 90º aniversário do nascimento de Chiang. O salão foi oficialmente aberto em 5 de abril de 1980, o quinto aniversário da morte do líder nacional.[1]

Panorama do Memorial Chiang Kai-shek, em Taipé

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. National Chiang Kai-shek Memorial Hall (ed.). «Brief History». Consultado em 17 de julho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Memorial Chiang Kai-shek
Ícone de esboço Este artigo sobre Taiwan‎ é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.