Menton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Menton
  Comuna francesa França  
Menton, na Côte d'Azur
Menton, na Côte d'Azur
Símbolos
Bandeira de Menton
Bandeira
Brasão de armas de Menton
Brasão de armas
Gentílico Mentonasc/Mentounasc
Localização
Menton está localizado em: França
Menton
Coordenadas 43° 46' 30" N 7° 30' E
País  França
Subdivisão Nice
Administração
Prefeito Jean-Claude Guibal; (2014–2020)
Características geográficas
Área total 14,05 km²
População total (2018) [1] 30 717 hab.
Densidade 2 186,3 hab./km²
Altitude 16 m
Altitude máxima 774 m
Altitude mínima 0 m
Código Postal 06500
Código INSEE 06083
Sítio www.tourisme-menton.fr

Menton (Mentan em mentonasco, Mentone em italiano) é uma localidade francesa situada no departamento dos Alpes Marítimos, na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Está situada quase na fronteira italiana, a meio caminho da cidade italiana de Ventimiglia e o principado do Mónaco. O gentilício de seus habitantes na língua mentonasca é: mentonasc ou mentounasc, no singular, e mentonaschi (pronunciação: [mentonaski]), no plural.

A localidade foi fundada pelos ligures, que também fundaram o Mónaco e outras povoações próximas, e após diversas vicissitudes históricas, em que foi mudando de vassalagem, converteu-se em cidade até 1200. De 1346 a 1848, a cidade de Menton pertenceu ao Principado do Mónaco, com a única interrupção da Revolução Francesa. Após um breve período em que pertenceu à Sardenha, em 1860 passa a integrar a França, como consequência de um referendo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada por Itália (1940 a 1943).

O limão é um dos símbolos de Menton, já que se trata da única região de França em que, graças a um incomparável microclima, frutificam os limoeiros. Desde já há alguns anos, em fevereiro celebra-se a Festa do Limão.

O geógrafo Elisée Reclus deu-lhe o epíteto de "A pérola de França". A vila está voltada para o mar Mediterrâneo e possui um belo campanário. Em Menton faleceu o novelista Vicente Blasco Ibáñez e Jean Cocteau passou na localidade largas temporadas. Ali também faleceu em 1895 e escultor italiano Ignaz Raffl, que esculpiu a imagem de Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes-França). Nessa cidade também foi onde faleceu o Pastor Batista Charles A. Spurgeon (o príncipe dos pregadores)

Cultura e esporte[editar | editar código-fonte]

Vista panorâmica de Menton.

Menton é o centro cultural do chamado País Mentonasco. O esporte é representado, no futebol, pelo Rapid Omnisports de Menton, clube fundado em 1916 e que disputa atualmente campeonatos regionais. No rugby, a cidade tem como representante o Club Webb Ellis de Menton.

Personalidades nascidas, radicadas ou falecidas em Menton[editar | editar código-fonte]

Cidades gémeas[editar | editar código-fonte]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Menton
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.