Mestres da Guitarrada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde outubro de 2012).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Os Mestres da Guitarrada, considerados os “mestres da música amazônica”, são o Mestre Vieira, o Mestre Curica e o Mestre Aldo Sena, que recriam para o público o som dançante criado na cidade de Barcarena há mais de 30 anos, a guitarrada.

A guitarrada é um gênero musical brasileiro de origem paraense. É uma mistura de choro, carimbó, merengue e maxixe, onde a guitarra faz o papel principal.

Como tudo começou[editar | editar código-fonte]

Idealizado pelo guitarrista Pio Lobato, pesquisador musical e integrante do grupo Cravo Carbono, o projeto “Mestres da Guitarrada”, nascido em 2003 é a reunião desses ícones da música paraense e vem colhendo resultados positivos desde o primeiro momento em que os três músicos pisaram num palco juntos.

Eles são festejados como gênios da música popular por figuras como o antropólogo e pesquisador musical Hermano Vianna e o DJ Dolores, reconhecido internacionalmente como um dos maiores representantes da música eletrônica nacional.

Um pouco da história[editar | editar código-fonte]

Mas o título de “mestre” não é advindo de intelectualidade, por eles freqüentarem academias de música; o título é um reconhecimento popular.

A história do trio se confunde com a própria história da música no Pará. Mestre Curica é um dos expoentes do carimbó paraense e fundador do lendário Grupo Uirapuru, ao lado de Mestre Verequete, além de ter trazido o banjo à guitarrada; Mestre Vieira é o criador da guitarrada homônima, segundo ele uma mistura de guitarra com corda de violão, amplificador de pilha e uma espécie de caixinha, de onde ele começou a tirar sons com influências caribenhas em meados de 1976; já Mestre Aldo Sena criou a sua interpretação da guitarrada misturando influências d'Os Incríveis e do rock.

Ver também[editar | editar código-fonte]