Metralhadora pesada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Metralhadora Pesada)
Metralhadora pesada
Tipo
metralhadora
weapon functional class (d)


Uma metralhadora pesada (em inglês heavy machine gun, ou HMG) é significativamente maior do que as metralhadoras leves, médias e de uso geral.[1] Normalmente, é muito pesada para ser carregada por um só indivíduo e por isso exige ser montada em uma plataforma (tripé, veículo, aeronave, embarcação, etc) para ser operacionalmente estável ou taticamente móvel, ter poder de fogo mais formidável e geralmente exigir uma equipe de pessoal para operação e manutenção.[2]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Um soldado do Exército da Ucrânia disparando uma DShK (12,7 mm).

O termo foi originalmente usado para se referir à geração de metralhadoras que entraram em uso generalizado na Primeira Guerra Mundial. Estas usavam cartuchos de fuzil padrão (como o 7,92×57mm Mauser, o .303 British e o 7,62×54mmR), mas apresentavam construção pesada e mecanismos de resfriamento a água que permitiam fogo automático sustentado de longo alcance e com excelente precisão. Elas eram identificadas como "pesadas" devido à capacidade de fogo sustentado e ao seu peso, e não ao calibre do cartucho. Essa classe tem como exemplos a britânica Maxim, a americana Browning M1917, a alemã MG 08 e a russa PM M1910.[3]

A definição moderna se refere às metralhadoras de cartuchos de calibre pesado (.50 BMG (12,7×99mm), 12,7×108mm, 14,5×114mm) projetadas para maior alcance efetivo e penetração contra veículos, aeronaves, embarcações e fortificações leves além dos cartuchos de fuzil padrão usados em metralhadoras médias ou de uso geral e dos cartuchos intermediários usados em metralhadoras leves.[4] Nesse caso, elas são identificadas como "pesadas" devido ao seu poder e alcance superior ao das metralhadoras leves e médias, além de seu peso. Essa classe tem como exemplos a americana Browning M2 e as soviéticas DShK e NSV.

Atualmente, metralhadoras com calibres menores que 10 mm são geralmente consideradas metralhadoras médias ou leves, enquanto as maiores que 15 mm são geralmente classificadas como canhões automáticos em vez de metralhadoras.

História[editar | editar código-fonte]

No final do século XIX, as metralhadoras Gatling e outros tipos alimentados externamente, como a Nordenfelt e a Gardner, eram frequentemente feitas em uma variedade de calibres, como de 0,5 polegadas e 1 polegada. Devido aos seus múltiplos canos, o superaquecimento não era um grande problema, mas elas também eram bastante pesadas. Quando Maxim desenvolveu sua metralhadora Maxim acionada por recuo e de somente um cano, seu primeiro projeto principal pesava modestos 11,8 kg e disparava uma bala de calibre de fuzil de 0,45 polegadas de um cano de 24 polegadas. Uma foto famosa de Maxim o mostrou pegando-a pelo tripé de 6,8 kg com um braço. Era semelhante às metralhadoras médias atuais, mas não podia ser disparada por longos períodos devido ao superaquecimento. Como resultado, Maxim criou um sistema de resfriamento por meio de uma manga com água para permitir que ela dispare por longos períodos. No entanto, isso acrescentou um peso significativo, assim como a mudança para cartuchos de fuzil mais poderosos.

Havia, portanto, dois tipos principais de armas pesadas de tiro rápido: as metralhadoras de canos múltiplos acionada manualmente e as metralhadoras Maxim de cano único. No final do século XIX, muitos novos projetos, como a M1895 Colt-Browning e a Hotchkiss M1897, foram desenvolvidos, alimentados por operação a gás ou operação por recuo. Além disso, em vez da manga de água pesada, novos projetos introduziram outros tipos de resfriamento do cano, como substituição do cano, aletas de metal, dissipadores de calor ou alguma combinação destes.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Tripulação com uma MG 08 (7,92 mm), por volta de 1931.

As metralhadoras divergiram em projetos mais pesados e mais leves. Os modelos posteriores de metralhadoras Maxim refrigeradas a água e suas derivadas, a MG 08 e a Vickers, bem como a americana M1917 Browning, eram todas armas substanciais. A Vickers .303, por exemplo, pesava 15 kg e era montada em um tripé que elevava o peso total para 23 kg. Os projetos mais pesados podiam, e em alguns casos o faziam, disparar por dias a fio, principalmente em posições defensivas fixas para repelir ataques de infantaria. Essas metralhadoras eram normalmente montadas em tripés e resfriadas a água, e uma tripulação bem treinada poderia atirar sem parar por horas, com munição suficiente, canos de reposição e água de resfriamento. Metralhadoras pesadas cuidadosamente posicionadas podem parar uma força de ataque antes de atingirem seus objetivos.

Metralhadoras leves[editar | editar código-fonte]

No entanto, durante o mesmo período, vários projetos refrigerados a ar mais leves e portáteis foram desenvolvidos, pesando menos de 15 kg. Na Primeira Guerra Mundial, eles seriam tão importantes quanto os projetos mais pesados e foram usados para apoiar a infantaria no ataque, em aeronaves e em muitos tipos de veículos.

Os novos projetos mais leves não eram capazes de fogo automático sustentado, pois não tinham mangas de água e eram alimentados por carregadores comparativamente pequenos. Essencialmente metralhadoras com bipé, armas como a metralhadora Lewis, Chauchat e a Madsen eram transportáveis por um soldado, mas eram feitas para tiro único e rajada.

Modelos médios[editar | editar código-fonte]

Os projetos médios ofereciam maior flexibilidade, sendo equipados com um bipé no papel de metralhadora leve ou em um tripé ou outro suporte como metralhadoras médias.

Este tipo de metralhadora multiuso seria desenvolvido e, posteriormente, receberia nomes como "metralhadora universal" e, mais tarde, "metralhadora de uso geral", e acabaria por suplantar os projetos refrigerados a água. Esses projetos posteriores usavam a substituição rápida do cano para reduzir o superaquecimento, o que reduzia ainda mais o peso da arma, mas ao custo de aumentar a carga do soldado devido aos canos extras. Alguns projetos anteriores, como a Vickers, tinham esse recurso, mas era principalmente para o desgaste do barril, já que normalmente usavam resfriamento a água. Foi nas décadas de 1920 e 1930 que a substituição rápida do cano para fins de resfriamento se tornou mais popular em armas como a ZB vz. 30, a Bren, a MG 34 e a MG 42.

Segunda Guerra Mundial e depois[editar | editar código-fonte]

Os projetos mais pesados continuaram a ser usados durante a Segunda Guerra Mundial e na década de 1960, mas foram gradualmente eliminados em favor de projetos refrigerados a ar. Os médios agora eram usados tanto como metralhadoras médias montadas em tripés quanto como metralhadoras leves montadas em bipés. Isso foi possível em parte porque uma posição de metralhadora pesada e estática não era uma tática muito eficaz na guerra centrada em veículos, e os projetos significativamente mais leves refrigerados a ar podiam quase igualar as capacidades das versões refrigeradas a água.

As metralhadoras do tipo Gatling, como a Minigun e a GShG-7.62, reapareceram após a Segunda Guerra Mundial. Estas são normalmente montadas em navios e helicópteros por causa de seu peso e grandes requisitos de munição devido à sua cadência de tiro extremamente alta. A necessidade de fogo automático sustentado no solo, no entanto, agora é quase totalmente preenchida por metralhadoras médias refrigeradas a ar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Michael Ray. «Machine Gun». Britannica 
  2. «GLOSSÁRIO DE TERMOS MILITARES» (PDF). Instituto Universitário Militar. Outubro de 2020 
  3. «How The Machine Gun Changed Combat During World War I» (em inglês). Norwich University Online 
  4. «Metralhadora Browning M2, Calibre .50». EBAcervo 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Metralhadora pesada