Milo Ventimiglia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Milo Ventimiglia
Milo Ventimiglia em 2018.
Nome completo Milo Anthony Ventimiglia
Nascimento 8 de julho de 1977 (41 anos)
Anaheim, Califórnia
Ocupação Ator, diretor
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Série Dramática
2018 – This Is Us
Página oficial
IMDb: (inglês)

Milo Anthony Ventimiglia (Anaheim, Califórnia, 8 de julho de 1977) é um ator norte-americano conhecido por papéis como o bad-boy Jess Mariano na série Gilmore Girls, Peter Petrelli na série Heroes e a mais recente atuação como Jack Pearson na série This Is Us (série de televisão), sucesso de crítica nos EUA.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Milo Ventimiglia nasceu em Anaheim, no estado da Califórnia e foi criado em Orange County no mesmo estado. A sua mãe, Carol tem ascendência escocesa e inglesa e o seu pai, Peter, tem ascendência italiana.[1] O sobrenome de Milo significa "vinte milhas" e é o nome de uma vila em Liguria, na Itália que mais tarde deu o nome à cidade de Ventimiglia di Sicilia. Os membros desta família dizem descender de nobreza italiana da Idade Média.

Milo é o mais novo de três filhos. Tem duas irmãs mais velhas, Leslie e Laurel. Numa entrevista ao USA Today, Milo explicou que a sua boca é ligeiramente torta devido ao facto de ter nascido com nervos mortos no lado esquerdo da face. Esta é uma condição que partilha com o ator Sylvester Stallone com quem trabalhou no filme Rocky Balboa, filme onde interpretou o papel do seu filho.[1]

Milo completou o ensino secundário no liceu El Moderna em Orange, Califórnia. Enquanto estudava no liceu, praticava luta livre e participava em peças de teatro e foi presidente da associação de estudantes. Depois de terminar o liceu em 1995, Milo passou o verão a tirar um curso no American Conservatory Theater. Ainda nesse ano, iniciou os seus estudos na UCLA no curso de teatro[2] e, mais tarde, conseguiu uma bolsa de estudos para o American Conservatory Theatre em São Francisco.[3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Representação[editar | editar código-fonte]

Milo iniciou a sua carreira aos 18 anos. O seu primeiro papel de destaque foi o de um adolescente homossexual em Must Be Music, uma curta-metragem incluída no filme Boy's Life 2. Depois de trabalhar no filme, Milo continuou com os seus estudos na UCLA antes de conseguir um pequeno papel na série The Fresh Prince of Bel Air. Nos anos seguintes teve pequenas participações em séries como CSI: Crime Scene InvestigationSabrina, the Teenage WitchLaw and Order: Special Victims Unit e Boston Public. O seu primeiro papel como protagonista surgiu em 2000 na série Opposite Sex do canal Fox. Porém, a série foi cancelada após apenas 8 episódios.

Milo Ventimiglia com Hayden Panettiere, numa apresentação de Heroes na Comic Con.

Entre 2000 e 2004, Milo interpretou o papel de o tornou conhecido, Jess Mariano em Gilmore Girls. A sua personagem foi apresentada na segunda temporada da série e fez parte do elenco principal durante duas temporadas. A partir da terceira temporada, o papel de Milo passou a ser recorrente. A certa altura, o canal WB pensou fazer um spin-off de Gilmore Girls centrado na personagem de Jess, mas os custos elevados de filmagens em Venice Beach levaram a que a ideia fosse descartada.

Na terceira e última temporada da série American Dreams, Milo interpretou o papel de Chris Pierce, o namorado rebelde da personagem Meg Pryor (interpretada por Brittany Snow). Em 2005, protagonizou a série The Bedford Diaries. Milo não teve de fazer uma audição para este papel visto que os produtores o queriam apenas a ele. A série foi cancelada após apenas 8 episódios uma vez que foi descartada pelo novo canal CW que substituiu o WB na temporada seguinte.

Fora da televisão, Milo teve papéis secundários em filmes como Cursed, Stay Alive e Dirty Deeds. Em 2006 interpretou o papel do filho de Rocky no filme Rocky Balboa.

Durante quatro temporadas, Milo protagonizou a série Heroes no papel de Peter Petrelli, um enfermeiro de cuidados paliativos que descobre que consegue absorver os poderes de outras pessoas. Entre temporadas, Milo protagonizou o filme de terror Pathology, onde interpreta o papel de um médico e teve papéis secundários em Gamer, um filme de ficção científica protagonizado por Gerard Butler, e Armored, um thriller protagonizado por Matt Dillon e Jean Reno. Participou ainda no videclip da música "Big Girls Don't Cry" da cantora Fergie.

Após o fim de Heroes, a carreira no cinema de Milo passou maioritariamente por papéis secundários. Os filmes com mais destaque em que participou foram That's My Boy, uma comédia protagonizada por Adam Sandler e Andy Samberg, Grown Ups 2, também com Adam Sandler e Grace of Monaco, protagonizado por Nicole Kidman e Tim Roth e onde interpreta o papel de Rupert Allan.

Na televisão, protagonizou as séries Chosen, onde interpreta o papel de Ian Mitchell, um advogado que se torna assassino, e The Whispers, onde interpreta o papel de Sean Bennigan. Em 2015 interpretou o papel de Jason Lennon/ O Ogre, um assassino na série Gotham.

Em 2016 estreou a série This is Us na NBC, onde Milo faz parte do elenco principal. No mesmo ano participou em três episódios do reavivamento de Gilmore Girls, retomando o papel de Jess Mariano.

Trabalho como produtor[editar | editar código-fonte]

Milo trabalhou como realizador da segunda unidade nas campanhas publicitárias do canal WB em 2003 e 2004.[4] Tem uma empresa de produção, a Divide Pictures que gere com o seu melhor amigo, Russ Cundiff que também trabalhou com o canal.[5] Milo desenvolveu uma mini-série chamada It's a Mall World para uma campanha publicitária da marca de roupa American Eagle Outfitters.[6] Os episódios foram lançados na internet e transmitidos pela MTV nos intervalos do reality show The Real World em agosto de 2007.

Em 2005, a Divide Pictures criou a DSC, ou Divide Social Club, uma rede social que une pessoas de acordo com os seus gostos.[7] Milo, o amigo Russ Cundiff e a Divide Pictures juntaram-se para produzir a série de comédia REST.[8] A série segue a história de John Barret, um nova-iorquino cuja vida muda quando se torna viciado numa droga que não o deixa dormir.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Milo Ventimiglia com militares na sua missão com a USO.

Milo é lacto-vegetariano desde o nascimento[9] e foi eleito o vegetariano mais sexy do mundo pela PETA em 2009.[10] Além disso, não fuma, nem bebe álcool.

Namorou com a atriz Alexis Bledel, com quem trabalhou em Gilmore Girls entre 2003 e 2006[11] e com Hayden Panettiere, a sua colega de Heroes, entre 2007 e 2009.[12]

Entre 6 e 12 de julho de 2008, Milo participou numa missão da United Service Organization de apoio a soldados americanos no Kuwait, Iraque e Afeganistão. Ele apoia e trabalha bastante com a Afghanistan Veterans of America, uma organização de apoio a soldados veteranos da Guerra do Afeganistão.[13] Em abril de 2009 apoiou a organização no lançamento de uma campanha publicitária a nível nacional para o site SupportYourVet.org que providencia meios de apoio às famílias e amigos de soldados das Guerras do Iraque e do Afeganistão no período de transição de um cenário de guerra para uma vida quotidiana.[14]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1997 Boys Life 2 Jason
1999 She's All That Jogador de futebol
Speedway Junky Travis
2000 Massholes Doc
2001 Nice Guys Finish Last Josh Curta-metragem
2003 Winter Break Matt Raymand
2005 Cursed Bo
Dirty Deeds Zach Harper
2006 Intelligence Colin Mathers Curta-metragem
Stay Alive Loomis Crowley
Rocky Balboa Robert Balboa Jr.
2008 Pathology Dr. Ted Grey
2009 Gamer Rick Rape
Armored Officer Jake Eckehart
2010 Order of Chaos Rick
2011 The Divide Josh
2012 That's My Boy Chad Martin
Static Jonathan Dade
2013 Kiss of the Damned Paulo
Grown Ups 2 Frat Boy Milo
Breaking at the Edge Ian Wood
Killing Season Chris Ford
2014 Grace of Monaco Rupert Allan
Tell Ethan Tell
2015 Walter Vince
Wild Card Danny DeMarco
2016 Madtown Denny Briggs
2017 Sandy Wexler Barry Bubatzi
Devil’s Gate Jackson Pritchard
2018 Creed II Robert Balboa Jr.
Second Act Trey
2019 The Art of Racing in the Rain Denny Swift

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1995 The Fresh Prince of Bel-Air Party Guest #1 Episódio: "Bourgie Sings the Blues"
1996 Sabrina, the Teenage Witch Letterman Episódio: "Terrible Things"
Saved by the Bell: The New Class Greg Episódio: "Hospital Blues"
1997 EZ Streets Jovem Cameron Quinn Episódio: "A Terrible Beauty"
1998 Brooklyn South Johnny Mancuso Episódio: "Hospital Blues"
Kelly Kelly Steve Spencer Episódio: "Bye Bye Baby"
One World Eric Episódio: "Community Service"
1999 Promised Land Tony Brackett Episódio: "In the Money"
2000 Opposite Sex Jed Perry Elenco Regular; 8 episódios
CSI: Crime Scene Investigation Bobby Taylor Episódio: "Friends & Lovers"
2001–2006 Gilmore Girls Jess Mariano 37 episódios
2003 Windward Circle Jess Mariano Piloto
Boston Public Jake Provesserio 3 episódios
Law & Order: Special Victims Unit Lee Healy Episódio: "Escape"
2004–2005 American Dreams Chris Pierce 12 episódios
2006 The Bedford Diaries Richard Thorne III Elenco Regular; 8 episódios
2006–2010 Heroes Peter Petrelli Elenco Regular; 70 episódios
2008 Robot Chicken Arqueiro Verde (voz) Episódio: "They Took My Thumbs"
2010 The Webventures of Justin and Alden Ele mesmo Episódio: "The Last Episode"
2011 Suite 7 Milo Episódio: "That Guy"
The Temp Life Cook 2 episódios
Wolverine Wolverine / Logan (voz) 12 episódios
2013 Mob City Ned Stax Elenco Regular; 6 episódios
Chosen Ian Mitchell Elenco Regular; 11 episódios
2015 Gotham Jason Lennon / The Ogre 3 episódios
The PET Squad Files Cash Buggiardo 4 episódios
The Whispers Sean Bennigan Elenco Regular; 13 episódios
The League Agent Baker Episode: "The Block"
2015–2016 Ultimate Spider-Man Spider-Man Noir (voz) 4 episódios
2016 Relationship Status Jack 3 episódios
Gilmore Girls: A Year in the Life Jess Mariano 2 episódios
2016–presente This Is Us Jack Pearson Elenco Regular

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Artista Título Papel Notas
2007 Fergie "Big Girls Don't Cry" Interesse amoroso
2014 Priyanka Chopra "I Can't Make You Love Me"

Vídeo games[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2011 X-Men: Destiny Grant Alexander Dublagem

Diretor[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2007 It's a Mall World Minissérie; 13 episódios
2009 Dave Knoll Finds His Soul
2010 Ultradome Episódio: Han Solo vs. Indiana Jones
2011 Suite 7 Episódio: "That Guy"

Produtor[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2007 It's a Mall World Produtor; 13 episódios
Winter Tales Produtor
2009 Dave Knoll Finds His Soul Produtor executivo
2010 Ultradome Produtor executivo; 3 episódios
2011 Suite 7 Produtof; episódio: "That Guy"
2012 Static Produtor executivo
2013 The PET Squad Files Produtor executivo; 6 episódios
Chosen Produtor executivo; 18 episódios
2014 Tell Produtor

Escritor[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2010 Ultradome Co-criador

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Milo Ventimiglia
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b «Yo! Ventimiglia gets into the tough-guy act - USATODAY.com». www.usatoday.com. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  2. «Notable Alumni Actors | UCLA School of TFT». www.tft.ucla.edu. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  3. TV.com. «Milo Ventimiglia». TV.com. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  4. «Production Work». Consultado em 23 de setembro de 2015 
  5. 99designs. «Divide Pictures/Milo Ventimiglia's company looking for Designer | Twitter Background Design contest». 99designs. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  6. «It's a Mall World | ArieScope Pictures». Consultado em 23 de setembro de 2015 
  7. «ABOUT». www.dividesocialclub.com. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  8. «NYCC: "Heroes'" Milo Ventimiglia Gives Devil's Due A "Rest" - Comic Book Resources». www.comicbookresources.com. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  9. «Milo Ventimiglia». Consultado em 23 de setembro de 2015 
  10. «PETA's Sexiest Vegetarian Winners Cause Global Warming». Consultado em 23 de setembro de 2015 
  11. «Alexis Bledel dated Milo Ventimiglia». Consultado em 23 de setembro de 2015 
  12. «Heroes stars Hayden Panettiere and Milo Ventimiglia call off romance over 12-year age gap». Consultado em 23 de setembro de 2015 
  13. «Beverly Hills Lifestyle Magazine – Your Guide to Luxury – Interview with Heroes' Milo Ventimiglia». bhlmagazine.com. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  14. «Milo Ventimiglia for SupportYourVet.org». Crushable. Consultado em 23 de setembro de 2015