Alexis Bledel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexis Bledel
Alexis Bledel no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2011.
Nome completo Kimberly Alexis Bledel
Nascimento 16 de setembro de 1981 (34 anos)
Houston, Texas
Nacionalidade Estados Unidos Americana
Ocupação Atriz , modelo, produtora
IMDb: (inglês)

Kimberly Alexis Bledel (Houston, Texas, 16 de setembro de 1981) é uma atriz dos Estados Unidos da América, mais conhecida por seu papel de Rory Gilmore na série Gilmore Girls e de Lena Kaligaris em The Sisterhood of the Traveling Pants.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexis nasceu em Houston, no estado do Texas. A sua mãe, Nanette nasceu em Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, mas mudou-se para Guadalajara no México quando tinha oito anos e foi criada nessa cidade e na Cidade do México[1] [2] . Trabalhou como encarregada de prendas e comissária de bordo. O pai de Alexis, Martin Bledel, é argentino e tem ascendência dinamarquesa. O avô de Alexis, Enrique foi presidente da divisão da América Latina da Coca-Cola[3] . A sua avó nasceu em Nova Iorque e era de ascendência escocesa e inglesa. Alexis tem um irmão mais novo, Eric[4] .

Alexis afirmou que o facto de os seus pais terem sido criados na América Latina influenciou muito a forma como ela própria foi criada. "É a única cultura que a minha mãe conhece na vida e o meu pai também. Eles decidiram educar os filhos no mesmo contexto em que eles foram educados"[2] . Na casa de Alexis falava-se Espanhol e ela só aprendeu a falar Inglês quando foi para escola, pelo que se considera latina[2] .

A atriz frequentou a escola católica St. Agnes Academy em Houston e também frequentou escolas batistas e luteranas[5] . A sua mãe encorajou-a a participar em grupos de teatro amadores para ultrapassar a timidez. Quando era criança, Alexis participou em peças organizada pela comunidade que incluiram Our Town e The Wizard of OZ[5] .

A sua carreira como modelo começou na adolescência quando foi descoberta por um agente num centro comercial. Ela frequentou o Page Parkes Center for Modeling and Acting e a Tish School of the Arts da Universidade de Nova Iorque durante um ano[6] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Alexis estreou-se na televisão com a série Gilmore Girls, com Lauren Graham no canal WB. A série durou sete temporadas (2000-2007) e Alexis interpretou o papel de Rory Gilmore, a filha de Lorelai Gilmore, uma mãe solteira. No início da série, Rory era uma aluna de liceu numa escola privada e vivia com a mãe numa vila do estado do Connecticut. Mais tarde, Rory entra na Universidade de Yale onde, entre outras atividades, se torna editora do jornal Yale Daily News.

A estreia no cinema de Alexis deu-se em 2002 com Tuck Everlasting, um filme de fantasia baseado no romance homónimo de Natalie Babbitt e onde contracenou com Jonathan Jackson, William Hurt e Sissy Spacek. Em 2005 fez parte do elenco principal do filme The Sisterhood of the Traveling Pants com Amber Tamblyn, America Ferrera e Blake Lively. O filme foi baseado no romance homónimo de Ann Brashers e Alexis interpreta o papel de Lena Kaligaris, uma aspirante a artista que partilha um par de calças "mágico" durante o verão com as três melhores amigas.

No mesmo ano, Alexis teve um pequeno papel como prostituta no thriller neo-noir Sin City. Sobre a personagem, Alexis disse: "Ela é uma prostituta muito profissional. Tem uma arma e é destemida". Em 2006, protagonizou a comédia I'm Reed Fish no papel da noiva da personagem de Jay Baruchel. Já depois do fim de Gilmore Girls, a atriz retomou o seu papel de Lena Kaligaris em The Sisterhood of the Traveling Pants 2 que foi lançado em agosto de 2008. No ano seguinte, protagonizou a comédia Post Grad, lançada em 21 de agosto de 2009.

Alexis contracenou com Scott Porter e Bryan Greenberg na comédia romântica The Good Guy que estreou no Festival de Cinema de Tribeca em abril de 2009. O filme centra-se na personagem de Scott Porter, Tommy, um corretor de Wall Street que vê a vida desmoronar-se quando ajuda a personagem de Bryan Greenberg, Daniel, um corretor novo. Alexis interpreta o papel de Beth, a namorada de Tommy. Ainda em 2009, a atriz participou no último episódio da série ER no papel de Dra. Julia Wise, uma nova estagiária no hospital e assinou um contrato como modelo com a IMG.

Em 2010, contracenou com James McAvoy e Robin Wright no drama histórico The Conspirator, realizado por Robert Redford. Ela interpreta o papel de namorada da personagem de James McAvoy, Frederick Aiken, o advogado que defendeu Mary Surratt (Robin Wright), a primeira mulher a ser enforcada nos Estados Unidos. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ainda nesse ano, protagonizou o filme canadiano The Kate Logan Affair que foi apresentado no Festival du Noveau Cinéma em Montreal.

Em março de 2013, o canal Fox anunciou que Alexis Bledel iria protagonizar um episódio piloto com Jason Ritter intitulado Friends & Family, uma adaptação da série de comédia inglesa Gavin & Stacey. O canal chegou a encomendar a série, renomeando-a Us & Them, mas decidiu não a transmitir[7] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Alexis namorou com o seu colega de Gilmore Girls, Milo Ventimiglia entre dezembro de 2002 e julho de 2006[8] . Em meados de 2012, começou a namorar com o seu colega da série Mad Men, Vincent Kartheiser. O casal anunciou o seu noivado em março de 2013[9] e casou-se na Califórnia em junho de 2014[10] .

Em 2012, Alexis apoiou Barack Obama nas eleições de 2012 e apelou ao voto dos jovens[11] .

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Papel Notas
2014 Parts per Billion Sarah
2013 Remember Sunday Molly Branford
2012 The Brass Teapot Payton
2011 Violet & Daisy Violet
2010 Girl Walks into a Bar Kim
The Kate Logan Affair Kate Logan
The Conspirator Sarah Weston
2009 Post Grad Ryden Malby
The Good Guy Beth Vest
2008 The Sisterhood of the Traveling Pants 2 Lena Kaligaris
2006 Life Is Short Charlotte
I'm Reed Fish Kate
2005 The Sisterhood of the Traveling Pants Lena Kaligaris
Sin City Becky
The Orphan King Dylan
2004 Bride and Prejudice Georgina "Georgie" Darcy
DysEnchanted Goldilocks
2002 Tuck Everlasting Winifred "Winnie" Foster
1998 Rushmore Estudante (sem créditos)
Televisão
Ano Título Papel Notas
2009 ER Dra. Julia Wise 1 episódio
2000 / 2007 Gilmore Girls Rory Gilmore 154 episódios
2015 Us & Them Stacey 6 episódios (A série foi filmada, mas não transmitida)[7]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Alexis Bledel em 2008.

Prêmios

Nomeações

Referências

  1. "Breaking News, U.S., World, Weather, Entertainment & Video News - CNN.com". CNN. Consultado em 2015-09-24. 
  2. a b c Latina. [S.l.]: Latina Publications, 2004-01-01.
  3. "OBITUARIES: ATLANTA: Bledel, ex-counsel for Coca-Cola". 3 de junho de 2003. Consultado em 24 de stembro de 2015. 
  4. "Alexis Bledel". TVGuide.com. Consultado em 2015-09-24. 
  5. a b "Red Carpet Confidential: Alexis Bledel Grows Up". Consultado em 2015-09-24. 
  6. "15 Stars Who Went To NYU’s Tisch School Of The Arts!". Consultado em 2015-09-24. 
  7. a b "Alexis Bledel And Jason Ritter's Us & Them Cancelled By Fox Before Any Episodes Air". Consultado em 2015-09-24. 
  8. "Gilmore Girls' Alexis Bledel, Boyfriend Split". Consultado em 2015-09-24. 
  9. "Alexis Bledel & Vincent Kartheiser Are Engaged -- Congrats". Hollywood Life. Consultado em 2015-09-24. 
  10. "Surprise! Vincent Kartheiser and Alexis Bledel Are Married". Consultado em 2015-09-24. 
  11. "Alexis Bledel Pulls A Rory Gilmore And Endorses Obama On Twitter". The Huffington Post. Consultado em 2015-09-24. 
  12. a b c d e f g h i j k l m n o "Awards for Alexis Bledel". IMDB. Consultado em 1º de Março de 2008. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexis Bledel