Amber Tamblyn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Amber Tamblyn
Amber Tamblyn
Nome completo Amber Rose Tamblyn
Nascimento 14 de maio de 1983 (33 anos)
Santa Mônica (Califórnia)
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Ocupação Atriz e poetisa
Página oficial
IMDb: (inglês)

Amber Rose Tamblyn (Santa Mônica, 14 de maio de 1983) é uma atriz e poetisa estado-unidense, que foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro. Tornou-se conhecida principalmente pelo seu papel na série House M.D., e também Joan of Arcadia e pelo filme Quatro Amigas e um Jeans Viajante. Atualmente participa da série Two and a Half Men como a filha perdida de Charlie Harper (Jenny Harper), que passa a morar na famosa casa de Malibu junto de Alan Harper e Walden Schmidt.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tamblyn nasceu na Califórnia, filha de Russ Tamblyn, um ator, dançarino e cantor e Bonnie Murray, uma cantora, professora e artista. Seu avô paterno, Eddie Tamblyn, foi um vaudeville performer. Aos dez anos de idade, ela interpretou Pippi Longstocking, uma personagem fictícia de uma série de livros infantis criada pela autora sueca Astrid Lindgren, na escola Santa Monica Alternative School House; o pai da empresária, Sharon Debord, foi assistir a peça com amigos e acabou por convencer o pai da Tamblyn a levá-la para fazer audições.

Amber é vegetariana desde 2005 (afirmando que o que a fez se tornar vegetariana foi seu gosto por queijo). Em fevereiro de 2005, Tamblyn foi ameaçada por um perseguidor. Ele prometeu "torturá-la por um milhão de anos", entre outros atos de violência. Assustada, Tamblyn acionou a polícia. Uma medida cautelar foi emitida, proibindo o homem de se aproximar a menos de 100 metros dela.

Tamblyn é ateia. É afilhada dos atores Dean Stockwell e Dennis Hopper e do músico Neil Young.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tamblyn começou sua carreira no cinema com pequenos papéis em filmes de seu pai. Ela também apareceu em 1995 do Nude Girls Live.[1] Seu primeiro grande papel no cinema foi em 2005 em The Sisterhood of the Traveling Pants, co-estrelado por Alexis Bledel, America Ferrera e Blake Lively. Ela também estrelou em sua sequela 2008 The Sisterhood of the Traveling Pants 2.[1]

Sua carreira no cinema de terror começou na cena de abertura do filme The Ring 2002.[2] Tamblyn também apareceu filme The Grudge 2 (2006), sequela do horror The Grudge (2004). O filme, que também é estrelado por Sarah Michelle Gellar, foi lançado em 13 de outubro de 2006, e estreou na posição # 1 nas bilheterias da América do Norte.[2] Em agosto de 2010, Tamblyn ganhou o Bronze Leopard no Festival Internacional de Cinema de Locarno por sua atuação no papel-título Stephanie Daley. O filme, que também ganhou um prêmio no Festival de Sundance de 2006, oferece Tamblyn como uma garota de 16 anos que mata seu bebê, momentos depois de dar à luz no banheiro de uma estação de esqui. Ela também foi nomeada para Melhor Atriz no Independent Spirit Awards. O filme também é estrelado por Tilda Swinton e Timothy Hutton. Ela também estrelou em Blackout em 2008.[3]

Tamblyn apareceu no Spring Breakdown filme de 2009, também com Amy Poehler, Rachel Dratch, e Parker Posey.[4] Tamblyn apareceu ao lado de Orlando Bloom, Colin Firth e Patricia Clarkson no filme de 2010 Main Street, um drama ambientado na Carolina do Norte. Naquele ano, ela também teve um papel no drama 127 Hours, com James Franco.

Em 2012, Tamblyn estrelou ao lado de Wes Bentley e Vincent Piazza no recurso 3 Nights in the Desert dirigido por Gabriel Cowan, escrito pelo dramaturgo Adam Chanzit e produzido por John Suits.

Em 2015, Tamblyn estrelou ao lado de Bob Odenkirk no filme original Netflix, "O dia de amiga."[5]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel
2010 127 Horas Megan
2009 Main Street Mary Saunders
Beyond a Reasonable Doubt Ella Crystal
Primavera Maluca Ashley
2008 Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2 Tibby Tomko-Rollins
The Russell Girl Sarah Russell
2007 Rebeldes Sem Causa Wendy
Círculo do Pânico Amber
Blackout - Prisioneiros do Medo Claudia
Babylon Fields Janine Wunch
2006 O Grito 2 Aubrey
Stephanie Daley Stephanie Daley
2005 Quatro Amigas e um Jeans Viajante Tibby
2002 O Chamado Katie Embry
Ten Minutes Older: The Trumpet Kate
Prep
1997 Johnny Mysto: Boy Wizard Sprout (voz)
1995 Live Nude Girls Jill (jovem)
Rebellious Deb

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2013 Dois Homens e Meio Jenny Harper
2010-2011 House M.D. Martha M. Masters 15 episódios
2009 The Unusuals Detetive Casey Shraeger 10 episódios
2005-2003 Joan of Arcadia Joan Girardi 45 episódios
2003 Without a Trace Clare Metcalf 1 episódio
2002 CSI: Miami Senior Cadet Valerie Barreiro
The Twilight Zone Jenna Winslow
Boston Public Melissa Campbell
2001 Buffy the Vampire Slayer Janice
2001-1995 General Hospital Emily 5 episódios


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Amber Tamblyn
  1. a b "Amber Tamblyn- Biography"
  2. a b "Amber Tamblyn- Biography"
  3. "Amber Tamblyn Goes Up for Blackout"
  4. "Vancouver 24 Hours"
  5. http://deadline.com/2013/09/amber-tamblyn-girlfriends-day-bob-odenkirk-589078/