Miodrag Pávlovitch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Miodrag Pávlovitch
Nome nativo Миодраг Павловић
Nascimento 27 de novembro de 1928
Novi Sad
Morte 17 de agosto de 2014 (85 anos)
Tuttlingen
Cidadania Sérvia, Reino da Iugoslávia, República Socialista Federativa da Iugoslávia
Etnia Sérvios
Ocupação poeta, médico escritor, dramaturgo

Miodrag Pávlovitch, em alfabeto cirílico Миодраг Павловић (Novi Sad, capital da província de Voivodina, Sérvia, 1928), é um poeta, comumente considerado um dos maiores poetas sérvios do pós-guerra[1]. Estudou em Belgrado, formando-se em medicina, onde posteriormente foi diretor de um teatro e editor de uma revista.

Um tema que ocupa Pávlovitch e muitos outros intelectuais da ex-Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Macedônia, Grécia e Albânia, é a continuidade entre os antigos povos dos Balcãs e seus descendentes modernos. No trabalho de Pávlovitch há referências freqüentes ao passado antigo e medieval. Entre poemas históricos de Pávlovitch estão "Odisej nd Kirkinom ostrvu" (Ulisses na Ilha de Circe), "Eleuzijske Seni"("Sombras elísias"), 'Vasilije II Bugaroubica' (Basílio II Bulgaróctono) e "Cosovo". Tais poemas, na realidade, são alegóricos do tempo presente. Embora os poemas históricos assumam grande importância na sua obra, também escreveu poemas com a voz no presente.

Pávlovitch foi duas vezes nomeado para o Prêmio Nobel de Literatura, e recebeu muitos prêmios literários e honrarias na antiga Iugoslávia e no exterior. Seu trabalho tem sido amplamente traduzido. Ele atualmente vive alternadamente em Tuttlingen (Alemanha) e Belgrado[2].

Referências

  1. Javanovic, Aleksandar. Caracol estrelado: poesia sérvia contemporânea da segunda metade do século XX. Poesia sempre – Sérvia. Fundação Biblioteca Nacional. Ministério da Educação. Brasil. Rio de Janeiro. N 29. Ano 15. 2008.
  2. Schuyt, Roel. Miodrag Pavlovic. Serbia - Poetry International Web. Texto escrito por ocasião do Festival Internacional de Poesia de Roterdã 2001. Última atualização 16/02/2009.