Monte Rainier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Rainier
O Monte Rainier
Monte Rainier está localizado em: Washington
Monte Rainier
Localização no estado de Washington
Coordenadas 46° 51' N 121° 45' O
Altitude 4392 m (14410 pés)
Proeminência 4026 m
Posição: 21
Listas Ponto mais alto de um estado dos E.U.A.
Ultra
Localização Washington, EUA
Cordilheira Cascades
Primeira ascensão 1870 por Hazard Stevens e P. B. van Trump
Rota mais fácil Via Disappointment Cleaver

O Monte Rainier é um estratovulcão e, a montanha mais alta do estado norte-americano de Washington. Faz parte da Cordilheira das Cascatas. Sua altitude é de 4392 m[1][2], e em dias de tempo claro seu pico permanentemente nevado pode ser facilmente avistado de Seattle e outras cidades da região. A sua grande proeminência (4026 m) torna-o na 21.ª montanha mais proeminente do mundo.

Seu nome é uma homenagem a um almirante britânico, Peter Rainier. Toda a montanha, assim como as zonas circundantes, está integrada num parque nacional, o "Mount Rainier National Park", de excecional beleza natural, com florestas virgens, cataratas, prados alpinos, e outras atrações.

Por tratar-se de um estratovulcão, acredita-se que seja apenas uma questão de tempo até que uma erupção catastrófica ocorra. Graças às enormes geleiras presentes nas encostas da montanha, o risco que uma erupção de grande porte apresenta torna-se significativamente maior, porque o calor dos materiais vulcânicos recém-expelidos as derreteria, causando lahares, ou seja, enormes deslizes de gelo, água e terra. Nessa situação, milhares de pessoas poderiam perecer, já que ao contrário do Monte Santa Helena, o Rainier encontra-se relativamente próximo a áreas povoadas.

Apesar disso, os habitantes da região em geral sentem um grande afeto pela montanha, e ela figura na placa de todos os automóveis registrados no estado de Washington.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hill, Craig (16 de novembro de 2006). «Taking the measure of a mountain». The News Tribune. Cópia arquivada desde o original em 16 de novembro de 2006. Consultado em 16 de setembro de 2008 
  2. Signani, PLS, Larry (July 19, 2000). «The Height of Accuracy». Consultado em 17 de outubro de 2008  Verifique data em: |date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.