Cordilheira das Cascatas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cordilheira das Cascatas
As Cascatas em Washington, com o Monte Rainier, a montanha mais alta da cordilheira, com 4.392 m de altura. No fundo (esquerda para direita) estão o Monte Adams, Monte Hood e Monte Santa Helena
Localização
País(es)  Canadá
 Estados Unidos
Sopé 130 km
Características
Altitude máxima 4392 m
Cumes mais altos Monte Rainier
Comprimento 1.100 km km

Cordilheira das Cascatas (em inglês: Cascade Range) é uma grande cadeia de montanhas da parte ocidental da América do Norte, estendendo-se desde o sul da Colúmbia Britânica, no Canadá, até Washington, Oregon e o norte da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela inclui tanto montanhas não-vulcânica e vulcões notáveis​. A pequena parte na Colúmbia Britânica é referida como as Cascatas Canadenses e, localmente, como as Montanhas das Cascatas. Este último termo é também por vezes utilizado por residentes de Washington para se referir ao trecho local das Cascatas, além de "North Cascades", o termo mais usado nos Estados Unidos, como visto no Parque Nacional das Cascatas do Norte. O pico mais alto na cordilheira é o Monte Rainier, em Washington, com 4.392 metros de altura.

As Cascatas fazem parte do Anel de Fogo do Pacífico, o anel de vulcões e montanhas associados em torno do Oceano Pacífico. Todas as erupções no Estados Unidos continentais ao longo dos últimos 200 anos têm sido de vulcões das Cascatas. Os dois mais recentes foram o Lassen Peak (1914-1921) e uma grande erupção do Monte Santa Helena em 1980. As erupções menores do Santa Helena ocorreram mais recentemente no período 2004-2008.[1] A cordilheira das Cascatas também são parte da Cordilheira Americana, uma cadeia de montanhas que consiste em uma sequência quase contínua de cordilheiras que formam a "espinha dorsal" ocidental da América do Norte, América Central, América do Sul e Antártica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mount St. Helens: 2004–2008 Renewed Volcanic Activity». Cascades Volcano Observatory. U.S. Geological Survey. 7 de fevereiro de 2013. Consultado em 9 de novembro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.