Deserto de Mojave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deserto de Mojave
Área de conservação nacional Red Rock Canyon, perto de Las Vegas.

Área de conservação nacional Red Rock Canyon, perto de Las Vegas.
Bioma Deserto
Área 124 000 km²
Países  Estados Unidos
Parte da América do Norte
Mapa do deserto de Mojave na América do Norte

Mapa do deserto de Mojave na América do Norte


Deserto de Mojave (em inglês: Mojave Desert) é um deserto árido e o mais seco da América do Norte.[1] Está localizado no sudoeste dos Estados Unidos, principalmente no sudeste da Califórnia e no sul de Nevada, e ocupa um total de 124.000 quilômetros quadrados, mas áreas muito pequenas também se estendem para Utah e Arizona.[2] Seus limites são geralmente observados pela presença de árvores de Josué, que são nativas apenas do deserto e são consideradas uma espécie indicadora. A região abriga de 1.750 a 2.000 espécies de plantas.[3] A parte central do deserto é escassa, enquanto suas periferias apoiam grandes comunidades como San Bernardino, Las Vegas, Lancaster, Palmdale, Victorville e St. George.

Esse deserto possui clima bastante hostil e abriga formações geológicas famosas, como o Vale da Morte, com seus leitos de lagos secos e cheios de sal. Nessa região também está alocado o maior cemitério de aviões do mundo, que consiste em um depósito onde grandes jatos das empresas aéreas de todo o mundo ficam aguardando para serem desmontados para aproveitamento de seus materiais recicláveis. O deserto tem esse nome devido a grande predominância de cobras Mojave, um tipo de cascavel.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Ganhou fama ao ser citado no clássico de Wim Wenders, Paris, Texas. É no Mojave também que o protagonista, vivido por Harry-Dean-Stanton, perambula no início do filme. Foi onde a banda de rock Californiana, Red Hot Chili Peppers gravou o clipe da música "Give It Away", assim como as spice girls filmaram o premiado clipe Say You'll Be There, a cantora Madonna gravou o clipe da música "Frozen" nesse deserto. E também a cantora Selena Gomez gravou seu clipe A Year Without Rain neste deserto. E também é o local onde o jogo Fallout: New Vegas, produzido pela Obsidian Entertainment, se passa.

Em 2001, o corredor de trilhas Carlos Sposito foi o primeiro brasileiro a correr na região, em um desafio solitário.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mojave Desert Wildflowers, Pam MacKay, 2nd Ed. 2013, p. 1
  2. «Mojave desert Map» 
  3. Mazzucchelli, Vincent G., "The Southern Limits of the Mohave Desert, California", The California Geographer, 1967, VIII: 127–133. This study provides original maps of the Mohave and adjacent deserts in the southwestern states.
  4. «O primeiro brasileiro correndo a pé no deserto de Mojave» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.