Deserto de Błędów

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paisagem do Deserto de Błędów

O Deserto de Błędów (polonês:Pustynia Błędowska) é uma área de areia entre Błędów (parte de Dąbrowa Górnicza na União Metropolitana da Alta Silésia) e a vila de Klucze, na Polônia. A área do deserto situa-se nas Terras Altas Silesianas no Voivodato da Silésia. Sua área é de 32 km².

As areias de Blodowska são as maiores (na Europa Central) acumulações de areias soltas longe de quaisquer mar, sendo depositada milhares de anos atrás pelo derretimento das geleiras.

A aparência de uma paisagem desértica foi sendo criada desde a Idade Média com um efeito acidental de mineração ([[prata, zinco, carvão), mas a estrutura geológica específica tem sido de grande importância. A espessura média da camada de areia é cerca de 40m de altura (chegando a 70m algumas vezes), o que faz uma drenagem muito rápida e profunda. Nos últimos anos, as areias começaram a encolher.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a área foi usada pela Afrika Korps da Alemanha para treinamento e testes ante da destruição do território da África.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.