Mundo a Vapor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fachada do Mundo a Vapor

Mundo a Vapor é um parque temático brasileiro, localizado em Canela, no Rio Grande do Sul. No parque existem máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura.

No Mundo a Vapor os visitantes encontram miniaturas de uma fábrica de papel, de uma olaria, de uma ferraria, entre outras. O parque é conhecido por sua fachada onde foi reconstituído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.[1]

O parque foi construído na década de 1950 por uma família que trabalhava em oficina mecânica. Omar Urbani que iniciou as produções das miniaturas usando os materiais descartados pela empresa dos pais.[2]

As réplicas[editar | editar código-fonte]

Entre as miniaturas estão:

  • Olaria: faz referência a uma construção de 1910, em Paris. Nesta etapa do passeio são fabricados telhas e tijolos que de tão pequeno podem ser segurados somente com as pontas dos dedos.
  • Pedreira: réplica de uma máquina datada em 1885. A pedreira arrancava as rochas do chão.
  • Usina Termelétrica –a miniatura serve para ensinar didaticamente como acontece a geração de energia termelétrica: carvão queimado na caldeira que gera vapor o suficiente para girar a turbina que alimenta o gerador.
  • Usina Hidrelétrica – inspirada numa usina instalada entre Gramado e Canela em 1956.
  • Fábrica de Papel – a réplica de 1939 demonstra o processo de produção de papel. A madeira moída com água forma uma pasta base que serve de base para o papel. Adiciona-se água corrente, corante e papel moído reciclado. A mistura passa por uma máquina a vácuo que elimina 50% da água. Posteriormente, o papel passa por uma prensa e é aquecido a 120 ºC.
  • Fábrica de Erva Mate – a estação apresenta uma réplica de fábrica do mate, da colheita à desidratação. Para os gaúchos, a erva tem um significado grande por conta da bebida típica feita com o mate, o chimarrão.

Além das miniaturas, o Mundo a Vapor conta com uma coleção de equipamentos antigos, como telefones e acessórios.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mundo a Vapor». Prefeitura de Canela. Consultado em 11 de dezembro de 2016 
  2. a b «Mundo a Vapor». www.gramadocanela.com.br. Consultado em 23 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.