Saltar para o conteúdo

Mundo ocidental: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Não explicou porque estava errado e removeu marcação sem-fontes (Huggle)
- zx - (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=Fevereiro de 2008}}
[[Imagem:Westerncultures map.png|thumb|350px|Mundo ocidental de acordo com a definição clássica.]]
O '''mundo ocidental''' ou '''o Ocidente''' é um grupo de países cuja composição depende da definição.
O '''mundo ocidental''' ou '''o Ocidente''' é um grupo de países cuja composição depende da definição.



Revisão das 14h46min de 20 de agosto de 2009

O mundo ocidental ou o Ocidente é um grupo de países cuja composição depende da definição.

Conforme a definição clássica, o mundo ocidental refere-se à Europa e os seus herdeiros genéticos e filosóficos, principalmente ao continente Americano.

Origem

Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. Este desenho famoso virou um símbolo das mudanças nas culturas ocidentais durante o Renascimento

De origem, a expressão indicava as áreas da Europa tradicionalmente católicas ou protestantes.

A diferença entre o Ocidente e a sua contrapartida o Oriente é mais velha: no Império Romano ja havia diferença entre a parte ocidental latina e o parte oriental, dominada pelos gregos. A separação do Império Romano em uma parte Ocidental e uma parte Oriental em 395 e o cisma de 1054 também reforçaram esta diferença.

Com a expansão do cristianismo na Europa, a diferença foi levada às outras partes da Europa. Por exemplo, a Rússia e a Bulgária foram convertidas a partir de Constantinopla e fazem parte do Oriente, enquanto os irlandeses e os neerlandeses pertencem ao Ocidente. Depois da Idade Média, o Ocidente foi caracterizado por um grande número de correntes de desenvolvimento, tais como o Renascimento, o Iluminismo, o Protestantismo, o Humanismo, etc.

Definições

Hoje em dia, usam-se várias definições para o Ocidente:

  • Definição clássica
  • Culturas dominantes desde a época colonial
  • Países da OTAN durante a guerra fria.
  • Países ao ocidente da Ásia
  • Definições de governos

Definição clássica

A definição clássica para o "Mundo Ocidental" compreende os países da Europa (por oposição a Ásia, o "mundo oriental"), e os que têm suas raízes históricas e culturais ligadas à Europa. Nesta definição se incluem, além da própria Europa, também as Américas e a Oceania e, em parte, também a África do Sul.

Culturas dominantes desde a época colonial

A expressão Mundo Ocidental às vezes refere-se ao grupo de países que alcancaram a hegemonia desde a segunda parte do segundo milénio. Nesta definição estão incluídos a Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá.

Países capitalistas durante a guerra fria

Ocidente e oriente em 1980, definido pela Guerra Fria.

Durante a Guerra Fria, a expresssão "Mundo Ocidental" se referia de maneira muito genérica aos países capitalistas desenvolvidos. Esta definição inclui os Estados Unidos, o Canadá, a Europa Ocidental, a Austrália, a Nova Zelândia, e também o Japão e Israel.

Definições de governos

Definições de governos servem um alvo legal e administrativo. Às vezes, elas têm pouca relação com definições que foram apresentados acima. Por exemplo, o governo dos Países Baixos considera os imigrantes da Indonésia (uma ex-colônia holandesa) como imigrantes ocidentais.

Ver também