Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu do Chiado/ Museu Nacional de Arte Contemporânea
Museu do Chiado
Tipo Galeria de arte
Local histórico
Inauguração 1911 (107 anos)
Administração
Diretor(a) Emília Ferreira[1]
[Website do Museu do Chiado Website oficial]
Geografia
Coordenadas 38° 42' 32" N 9° 8' 28" O
Localidade Rua Serpa Pinto, 4, Lisboa
Cidade Lisboa
País Portugal Portugal
Retrato de Duque de Ávila - Pintura a óleo de Miguel Lupi (1870) no Museu do Chiado - Lisboa, Portugal.
Peixeirinhas (1938) - Pintura a óleo de Lino António no Museu do Chiado

O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado é um museu de arte contemporânea situado no centro histórico de Lisboa fundado em 1911. Foi inteiramente reconstruído em 1994, sob projecto do arquitecto francês Jean-Michel Willmotte.

A divisão do antigo Museu Nacional de Belas-Artes em Museu Nacional de Arte Antiga, que herdou daquele as obras realizadas até 1850 e continuou instalado no Palácio das Janelas Verdes, e em Museu Nacional de Arte Contemporânea, constituído por todas as obras posteriores a esta data, tendo sido instalado no Convento de São Francisco da Cidade, num espaço vizinho da Academia de Belas Artes. A instalação neste espaço, ainda que provisoriamente, vinha simbólica e oportunamente situá-lo na zona frequentada pelas tertúlias das gerações representadas no museu. Ocupava os antigos salões onde as exposições dos românticos e naturalistas haviam tido lugar, em espaços anexos ao convento.

A colecção de arte portuguesa, de 1850 à actualidade, constitui a mais importante colecção portuguesa de arte contemporânea, incluindo pintura, escultura, desenho, vídeo, entre outros media. Em 1911, a criação de um museu de arte contemporânea terá sido inédita e pioneira no contexto internacional.[carece de fontes?]

O programa de exposições temporárias, de particular relevância, ocupando totalmente o espaço de exposição, articula-se em três grandes linhas: incide sobre núcleos de obras, artistas e movimentos representados na colecção, propondo revisões e novas pistas de investigação sobre as matérias tratadas; traz a Portugal exposições internacionais que se cruzam com as colecções do museu; e apresenta obras de artistas contemporâneos internacionais.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Revista E do Expresso n.º 25 (1 de Dezembro de 2017), pág. 16.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]