Museu do Trabalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu do Trabalho

O Museu do Trabalho é um museu brasileiro, localizado na rua dos Andradas 230, em Porto Alegre. O horário de funcionamento é de terças-feiras a domingos, das 13h30 às 18h.

Foi fundado em 7 de dezembro de 1982, e fazia parte de um projeto mais vasto, que pretendia istalar no prédio da Usina do Gasômetro, derrubado em 1983. Entretanto o projeto não foi levado adiante, e o museu acabou sendo montado provisoriamente nos galpões da Rua da Praia que ora ocupa. Em 1986, já com a situação de Usina decidida, faltava definir o destino do acervo que já vinha sendo reunido, e por fim o museu acabou permanecendo no local que deveria ser temporário.

Com a escassez de verbas para uma instalação definitiva, estabeleceu-se uma parceria com a Cia. Teatro Novo, que ocupou um dos galpões e instalou nele um teatro, e além disso garantiu o financiamento para as atividades básicas do museu. Mais tarde criou-se um espaço para as artes plásticas, com um atelier de gravura e uma sala para exposições temporárias e eventos.

A instituição ainda enfrenta dificuldades para manter-se em operação e para manter o velho prédio de madeira, e os recursos provêm principalmente de suas próprias atividades culturais, dos cursos e oficinas que oferece, de um consórcio de gravuras, e do teatro.

Seu acervo é constituído por máquinas, instrumentos de trabalho, fotografias, documentos e outros materiais que retratam a evolução das atividades produtivas no Rio Grande do Sul e seus reflexos na sociedade gaúcha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.